Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Governador Marcos Rocha fortalece rede hospitalar com modernização da Ala Cardiovascular do Hospital de Base


Governador Marcos Rocha fortalece rede hospitalar com modernização da Ala Cardiovascular do Hospital de Base - Gente de Opinião

A reestruturação da Ala Cardiovascular do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, tem o objetivo de ampliar o acesso à saúde pública especializada em Rondônia. A obra está sendo realizada com recursos do governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e representa um investimento de R$ 1,5 milhão.

O espaço atende pacientes em tratamento pré e pós-operatório nas áreas de cardiologia, cirurgia cardíaca, vascular e bariátrica. A reforma vai ampliar a capacidade da ala de 34 para 37 leitos, sendo três deles direcionados exclusivamente a pacientes bariátricos, refletindo o aumento da demanda por esse tipo de procedimento na rede estadual.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, pontuou que essa é uma das várias frentes de modernização em andamento nas unidades hospitalares da rede pública estadual. “O objetivo é reforçar o cuidado especializado e garantir que as estruturas acompanhem a complexidade dos atendimentos que realizados”.

As obras abrangem uma área total de 733 m² e envolvem melhorias completas na infraestrutura física da ala. Estão sendo trocados pisos e revestimentos por materiais mais duráveis, como o porcelanato; feitas adequações elétricas e hidráulicas; instalação de nova rede de gases medicinais; além da recuperação de paredes, pintura com proteção hospitalar, troca de portas e janelas, e ajustes de acessibilidade.

Além dos leitos clínicos, a nova estrutura contará com salas de prescrição médica, repousos para médicos e enfermeiros, copa, banheiros adaptados, expurgo e ambientes específicos para o serviço social e psicologia. O objetivo é oferecer mais conforto, segurança e funcionalidade tanto para pacientes quanto para equipes de saúde.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Solidariedade em ação: estoques de sangue precisam de reforço em Rondônia

Solidariedade em ação: estoques de sangue precisam de reforço em Rondônia

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) está realizando um chamamento à população de Porto Velho para reforçar os estoques de

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Há pouco mais de um ano, a saúde pública municipal de Porto Velho foi classificada pelo Ministério da Saúde como estando em situação crítica após um

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência adequada e fortalecer o abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares, o governo de Rondônia realiza d

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Pacientes atendidos na rede estadual de saúde de Rondônia podem ter a segurança e a continuidade da assistência comprometidas em razão da insuficiên

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)