Domingo, 8 de janeiro de 2012 - 08h16
O setor de nefrologia do Hospital das Clínicas do Acre esteve temporariamente paralisado por falta de uma solução para atender os pacientes que precisam de hemodiálise. A denúncia foi apresentada por um funcionário do setor na noite de sexta-feira, 06.
A secretária de Saúde, Suely Melo confirmou a falta do produto, na manhã de ontem, sábado 07. Para solucionar o problema, o governador Tião Viana (PT), foi obrigado a recorrer a um empréstimo emergencial do insumo em um hospital de Porto Velho (RO).
Mesmo fazendo severas críticas ao Governo do Rondônia em outras oportunidades, taxando de “rondonização” o processo de desenvolvimento do Estado vizinho, o governador petista, pediu socorro para atender a saúde pública do Acre.
Segundo pessoas que esperavam no setor de nefrologia, na manhã de hoje, a terceira e quarta sessão de hemodiálise de ontem, foram suspensas por falta das Soluções Ácida e Alcalina para Hemodiálise. Os pacientes foram enviados para casa.
Destacando que estaria cuidando do problema pessoalmente, Suely Melo informou que a falta do insumo seria motivado por um atraso do fornecedor. A secretária disse ainda, que será instalado um processo administrativo para verificar responsabilidades.
De acordo com Suely, os responsáveis pelo setor não atentaram para o fim dos estoques. A secretária teria enviado o helicóptero do Governo do Acre para tentar interceptar o caminhão que trazia os produtos, mas a tentativa não obteve sucesso.
Recorrendo a um hospital de Porto Velho (RO), o governador Tião Viana conseguiu um empréstimo dos produtos em falta. O governo enviou um avião às 6h de hoje, para buscar as Soluções Ácida e Alcalina. A aeronave retornou por volta de 10h.
A nefrologia voltou a funcionar às 11h30m de hoje. Pacientes reclamavam da demora. A secretária informou que não haverá prejuízos aos pacientes que ficaram sem o tratamento. “O médico garantiu que os pacientes podem esperar 24 horas, sem o tratamento”.
Fonte: Ac24horas
Policlínica Rafael Vaz e Silva é reinaugurada com mais de dez especialidades médicas
Na manhã desta quinta-feira (3), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, entregou a nova estrutura da Policlínica Rafael Vaz e Silva, que agora, além d
Hospital de Amor Amazônia recebe certificação de UTI Eficiente
A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e a Epimed Solutions realizam, anualmente, a certificação que reconhece as Unidades de Terapia
Com foco na saúde, Marcos Rocha entrega Clínica de Neurologia totalmente reformada
O governador Marcos Rocha entregou a nova Clínica de Neurologia do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho. A reforma faz parte do trabalh
Gestão Marcos Rocha fortalece atendimentos em saúde com reforma do Cemetron
As ações desenvolvidas pelo governador Marcos Rocha, voltadas às reformas estruturais, aquisição de equipamentos e ampliação de unidades hospitalare