Domingo, 8 de janeiro de 2012 - 08h16
O setor de nefrologia do Hospital das Clínicas do Acre esteve temporariamente paralisado por falta de uma solução para atender os pacientes que precisam de hemodiálise. A denúncia foi apresentada por um funcionário do setor na noite de sexta-feira, 06.
A secretária de Saúde, Suely Melo confirmou a falta do produto, na manhã de ontem, sábado 07. Para solucionar o problema, o governador Tião Viana (PT), foi obrigado a recorrer a um empréstimo emergencial do insumo em um hospital de Porto Velho (RO).
Mesmo fazendo severas críticas ao Governo do Rondônia em outras oportunidades, taxando de “rondonização” o processo de desenvolvimento do Estado vizinho, o governador petista, pediu socorro para atender a saúde pública do Acre.
Segundo pessoas que esperavam no setor de nefrologia, na manhã de hoje, a terceira e quarta sessão de hemodiálise de ontem, foram suspensas por falta das Soluções Ácida e Alcalina para Hemodiálise. Os pacientes foram enviados para casa.
Destacando que estaria cuidando do problema pessoalmente, Suely Melo informou que a falta do insumo seria motivado por um atraso do fornecedor. A secretária disse ainda, que será instalado um processo administrativo para verificar responsabilidades.
De acordo com Suely, os responsáveis pelo setor não atentaram para o fim dos estoques. A secretária teria enviado o helicóptero do Governo do Acre para tentar interceptar o caminhão que trazia os produtos, mas a tentativa não obteve sucesso.
Recorrendo a um hospital de Porto Velho (RO), o governador Tião Viana conseguiu um empréstimo dos produtos em falta. O governo enviou um avião às 6h de hoje, para buscar as Soluções Ácida e Alcalina. A aeronave retornou por volta de 10h.
A nefrologia voltou a funcionar às 11h30m de hoje. Pacientes reclamavam da demora. A secretária informou que não haverá prejuízos aos pacientes que ficaram sem o tratamento. “O médico garantiu que os pacientes podem esperar 24 horas, sem o tratamento”.
Fonte: Ac24horas
Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Novembro Azul: USF Três Marias realizou ação com grupos de motociclistas
Em uma iniciativa voltada à conscientização masculina sobre a prevenção do câncer de próstata, a Unidade de Saúde da Família (USF) Três Marias realizo

O governo de Rondônia promove, nesta terça-feira (25), uma manhã especial em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, com uma programação que

Organizado pelo Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR), com apoio do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA, a III Jornada de Psiquiatria d

Prevenção: fatores de risco modificáveis para câncer
Veja a entrevsita com a Dra. Gisele Almeida, oncologista:
Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)