Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Geriatria é tema de debates em curso no Cremero


Em continuação ao trabalho de aperfeiçoamento médico, para melhorar o atendimento na saúde pública de Rondônia, o Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) iniciou nesta sexta-feira a segunda etapa do primeiro módulo do Curso de Educação Médica Continuada, com ênfase em geriatria.

 

As palestras nessa etapa ficarão por conta do médico especialista em pneumologia, cardiologia e geriatria, Euler Ribeiro, conforme informa a presidente do Cremero, médica Inês Motta. O curso abrangerá assuntos considerados importantes como fisiologia do envelhecimento, epidemiologia e repercussão social do envelhecimento no Brasil, instabilidade postural, incapacidade cerebral (demências e doenças dos movimentos), incontinência urinária, depressão, latrogenia, fragilidade, hipertensão, diabetes, depressão no idoso, delirium e delírio.

 

Na primeira fase do curso as palestras foram sobre pediatria e tiveram como palestrantes os médicos Alexandre dos Santos e Vera Lúcia.

 

Coordenando pessoalmente o curso de educação médica, a presidente do Cremero que diz que este ano o evento traz uma novidade. “O curso é dividido em módulos mensais. Mas, diferentemente do ano passado, serão realizadas duas etapas a cada mês. Neste primeiro módulo os assuntos são concernentes à pediatria e a geriatria”, enfatiza.

 

Para a realização do curso, o Cremero conta com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O tesoureiro do CFM, médico Hiran Gallo, um dos incentivadores do curso, explica que, com a iniciativa, o conselho alcança seu principal objetivo. “A função do CFM, bem como do CRM, é garantir saúde pública de qualidade, e o curso vem justamente suprir essa necessidade. Com médicos bem preparados caberá ao estado apenas prover condições de trabalho ao profissional”.

 

Fonte: Ascom -  Cremero

 

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr