Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Gastroenterologia: tema do curso neste final de semana


O curso de Educação Médica Continuada que está sendo ministrado pelo Conselho regional de medicina de Rondônia para médicos de todo o Estado retoma suas atividades com apresentação de mais um módulo no próximo fim de semana. De acordo com a coordenadora do curso, médica Inês Motta de Morais, o tema a ser abordado neste módulo será gastroenterologia.

O objetivo do curso, segundo a vice-presidente do Cremero, Inês Motta de Morais, é atualizar os médicos em temas que eles estudaram na faculdade, mas que, com o advento de novas técnicas e novas tecnologias, passaram a ter diagnóstico e tratamento de forma diferenciada. "Os médicos que participam do curso têm elogiado a iniciativa, porquanto ela representa uma atualização da maior importância para esses profissionais e sem custos. E é exatamente esse o objetivo dos Conselhos Federal e Regional de Medicina, que firmaram convênio para aplicação do curso", observa a coordenadora.

Iniciado em março, abordando o tema cirurgia do trauma, o curso está dividido em 10 módulos e agora entra na segunda fase. Na primeira fase foram apresentados ainda temas sobre emergências cirúrgicas não traumáticas, curso teórico-prático de ventilação mecânica, clínica médica I e clínica médica II. Nos cinco módulos restantes os debatem continuam sobre clínica médica, abordando neste final gastroenterologia.

Em setembro será debatido assunto sobre nefro-urologia; em outubro, ainda dentro do programa de clínica médica serão abordadas questões da hemoterapia e endocrinologia. Nos últimos dois últimos módulos, o curso de educação médica continuada vai tratar de documento médico legal e políticas de saúde.

No módulo que será ministrado nesta sexta-feira e sábado, o professor Leonardo Soares da Silva vai debater com 40 alunos que freqüentam o curso os problemas de dispepsia funcional, úlcera péptica, câncer gástrico, diarréias, parasitoses intestinais, doenças inflamatórias intestinais, hemorragia digestiva alta e baixa, afecções proctológicas, hepatites e cirrose.

Fonte: Carlos Araújo – MTb 162-RO

Mais Sobre Saúde