Sexta-feira, 23 de novembro de 2007 - 14h39
A Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO) implantou um novo sistema de rede de computadores que diminui custos e acelera a comunicação entre os setores, no estado de Rondônia, norte do Mato Grosso e o sul do Amazonas.
Com a aquisição, a coordenação garante agilidade nas ações administrativas entre os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) Porto Velho e Vilhena a as sete Casas de Apoio a Saúde Indígena (Casais) e 10 Pólos Base, melhorando o atendimento a população de mais de 15 mil índios atendidos pela Core-RO.
Através da conexão conhecido como 'frame-relay' os servidores têm acesso as informações disponível nos computadores interligados à rede, em qualquer município atendido pela regional.
Esta conexão é resultado da contratação, pela presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), dos serviços da Embratel, e que disponibilizou pontos de conexão em algumas localidades da região atendida pela Core-RO.
Vale ressaltar que os programas e acessos foram desenvolvidos pelo responsável pelo Serviço de Modernização e Informática (Semin/Core-RO), Jaumir Ferreira, com apoio do prestador de serviço, Vinicíus Piassa e dos estagiários, Drago Brasil, Francisco Trajano.
Segundo Jaumir Ferreira, antes deste modelo ser implantado, a Funasa contava com o apoio do 'DataSus', que possibilitava o acesso apenas à internet, através de máquinas independentes, ou seja, sem conexação a uma única rede. Hoje, 86 máquinas estão em rede só no município de Porto Velho e 89 distribuídos pelo interior do estado, faltando à interligação das unidades situadas nos municípios de Juína e Aripuanã, no Mato Grosso e Ji-Paraná e Alta Floresta, em Rondônia.
O responsável pelo Semin/Core-RO acredita que até o final deste ano todo o trabalho de distribuição de pontos realizado pela Embratel esteja concluído e todas as máquinas da Core-RO interligadas ao novo sistema.
Fonte: Ascom
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)