Domingo, 8 de julho de 2007 - 09h31
A Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO) construiu no primeiro semestre deste ano, 18 novos postos de saúde, nas aldeias atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho. Sete já estão em pleno funcionamento e os demais estarão à disposição das comunidades nos próximos dias.
Construídos conforme orientam as Diretrizes do Ministério da Saúde os novos postos de saúde vão proporcionar melhorias significativas nos atendimentos prestados, tanto pelos agentes de saúde, como pelas equipes multidisciplinares de saúde.
As aldeias beneficiadas com as novas unidades de saúde são: Babuyry, São José e Igarapé Lourdes (Ji-Paraná); Alto Jarú, Linha 623 e Trincheiras (Jarú); Forquilha Grande, e Igarapé Preto (Humaitá); Rio Negro Ocaia, São Luiz e Sotério (Guajará-Mirim); São Luiz, Palhal, Colorado, Cajuí e Trindade (Alta Floresta); Karitiana (Porto Velho).
De acordo com cronograma de obras, que está sendo executado com recursos oriundos do Projeto Vigisus, em 44 aldeias no total, serão construídos os postos de saúde.
Todos contam com os equipamentos básicos necessários, como: estantes em aço, cadeiras, mesas, cafeteira elétrica, refrigerador, ventilador, autoclave vertical, liquidificador, fogão, bandeja hospitalar em aço inox, exaustor de ar e outros.
Fonte: ASCOM/FUNASA/RO - Júlio Aires
Falando em Saúde: obesidade, diabetes, hipertensão e o impacto nas internações em UTI
Veja a entrevista:
Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho
Com o compromisso de garantir acesso digno e moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC),
Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto
O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac
O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do