Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Funasa capacita profissionais de saúde


O Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho, órgão executivo da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO), realiza neste semestre, várias capacitações para servidores e prestadores de serviço das equipes multidisciplinares de saúde.

A primeira, 'Capacitação Pedagógica para Supervisores/Instrutores de Agente Indígena de Saúde (AIS)' já está acontecendo, no auditório do Rondon Palace Hotel, com a participação de 26 profissionais, sob a coordenação das instrutoras Denise Lentini e Marlene Moyses.

No início da próxima semana (19.08) inicia-se a 'Capacitação em Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância', que será ministrada pela Coordenadora de Operações do Departamento de Saúde Indígena (DESAI), Josinete Marques e pelo médico Jaime Valência.

Todos os cursos serão instruídos por técnicos do DESAI e contará com a participação de 47 servidores da Coordenação Regional da Funasa, que atuam nos Pólos Base e Casas de Apoio a Saúde Indígena (CASAI) de Guajará-Mirim, Porto Velho, Jaru, Alta Floresta, Ji-Paraná, Humaitá (AM) e, supervisores do Dsei Porto Velho.

Também estão programadas para os próximos meses, capacitações sobre os seguintes temas: 'Atenção Integral a Mulher'; 'Treinamento em Teste Rápido para HIV (DST/AIDS)'; 'Tuberculose e Hanseníase'.

Objetivos

Segundo a responsável pelo Dsei Porto Velho, Ivonese Rodrigues, as capacitações visam qualificar profissionais que atuam nas aldeias, com o propósito de melhorar a qualidade dos serviços prestados as comunidades indígenas.

Para o coordenador regional, Josafá Piauhy Marreiro, este trabalho também possibilitará a troca de conhecimentos entre os profissionais de saúde, o que certamente vai influir no resultado final do trabalho. 

Fonte: Júlio Aires

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)