Quinta-feira, 16 de agosto de 2007 - 17h42
O Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho, órgão executivo da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO), realiza neste semestre, várias capacitações para servidores e prestadores de serviço das equipes multidisciplinares de saúde.
A primeira, 'Capacitação Pedagógica para Supervisores/Instrutores de Agente Indígena de Saúde (AIS)' já está acontecendo, no auditório do Rondon Palace Hotel, com a participação de 26 profissionais, sob a coordenação das instrutoras Denise Lentini e Marlene Moyses.
No início da próxima semana (19.08) inicia-se a 'Capacitação em Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância', que será ministrada pela Coordenadora de Operações do Departamento de Saúde Indígena (DESAI), Josinete Marques e pelo médico Jaime Valência.
Todos os cursos serão instruídos por técnicos do DESAI e contará com a participação de 47 servidores da Coordenação Regional da Funasa, que atuam nos Pólos Base e Casas de Apoio a Saúde Indígena (CASAI) de Guajará-Mirim, Porto Velho, Jaru, Alta Floresta, Ji-Paraná, Humaitá (AM) e, supervisores do Dsei Porto Velho.
Também estão programadas para os próximos meses, capacitações sobre os seguintes temas: 'Atenção Integral a Mulher'; 'Treinamento em Teste Rápido para HIV (DST/AIDS)'; 'Tuberculose e Hanseníase'.
Objetivos
Segundo a responsável pelo Dsei Porto Velho, Ivonese Rodrigues, as capacitações visam qualificar profissionais que atuam nas aldeias, com o propósito de melhorar a qualidade dos serviços prestados as comunidades indígenas.
Para o coordenador regional, Josafá Piauhy Marreiro, este trabalho também possibilitará a troca de conhecimentos entre os profissionais de saúde, o que certamente vai influir no resultado final do trabalho.
Fonte: Júlio Aires
Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), entregou duas salas de procedimentos no Centro de Especialidades Médi

Rondônia avança no enfrentamento à malária ao implementar, entre 2024 e 2025, o uso da tafenoquina (medicamento inovador em dose única para tratar a

Com a estratégia de fortalecer o monitoramento das síndromes respiratórias, garantir detecção precoce e manter a capacidade de resposta do Sistema Ú

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares
A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es
Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)