Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Funasa capacita profissionais de saúde


O Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho, órgão executivo da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO), realiza neste semestre, várias capacitações para servidores e prestadores de serviço das equipes multidisciplinares de saúde.

A primeira, 'Capacitação Pedagógica para Supervisores/Instrutores de Agente Indígena de Saúde (AIS)' já está acontecendo, no auditório do Rondon Palace Hotel, com a participação de 26 profissionais, sob a coordenação das instrutoras Denise Lentini e Marlene Moyses.

No início da próxima semana (19.08) inicia-se a 'Capacitação em Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância', que será ministrada pela Coordenadora de Operações do Departamento de Saúde Indígena (DESAI), Josinete Marques e pelo médico Jaime Valência.

Todos os cursos serão instruídos por técnicos do DESAI e contará com a participação de 47 servidores da Coordenação Regional da Funasa, que atuam nos Pólos Base e Casas de Apoio a Saúde Indígena (CASAI) de Guajará-Mirim, Porto Velho, Jaru, Alta Floresta, Ji-Paraná, Humaitá (AM) e, supervisores do Dsei Porto Velho.

Também estão programadas para os próximos meses, capacitações sobre os seguintes temas: 'Atenção Integral a Mulher'; 'Treinamento em Teste Rápido para HIV (DST/AIDS)'; 'Tuberculose e Hanseníase'.

Objetivos

Segundo a responsável pelo Dsei Porto Velho, Ivonese Rodrigues, as capacitações visam qualificar profissionais que atuam nas aldeias, com o propósito de melhorar a qualidade dos serviços prestados as comunidades indígenas.

Para o coordenador regional, Josafá Piauhy Marreiro, este trabalho também possibilitará a troca de conhecimentos entre os profissionais de saúde, o que certamente vai influir no resultado final do trabalho. 

Fonte: Júlio Aires

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re

Atendimento pediátrico é assegurado pelo Samd impulsionado pelo governador Marcos Rocha

Atendimento pediátrico é assegurado pelo Samd impulsionado pelo governador Marcos Rocha

Pensando na saúde das crianças e na tranquilidade das famílias, o governador de Rondônia, Marcos Rocha determinou a retomada do atendimento pediátri

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)