Porto Velho (RO) terça-feira, 27 de julho de 2021
×
Gente de Opinião

Saúde

Fonoaudiologia da São Lucas é destaque em reabilitação vestibular


Este ano, na Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas, foi realizado o primeiro tratamento sobre Reabilitação Vestibular no Estado de Rondônia e possivelmente da Região Norte. As fonoaudiólogas Cristiane Bouez Bouchabki e Cláudia Sedrez Ronchi, professoras supervisoras que acompanham esse trabalho, explicam que a reabilitação vestibular é uma área inovadora na Fonoaudiologia que traz benefícios múltiplos ao paciente portador de disfunção vestibular, destacando a eliminação dos sintomas comuns: tontura e zumbido. A tontura pode acarretar quedas freqüentes e risco de morte na terceira idade e, por isso, as professoras acreditam, com muita seriedade, que esse trabalho representa um marco para a Fonoaudiologia.

Segundo o terapeuta José Roberto Lima da Costa, estagiário que aplicou as técnicas, quando a origem do problema é alteração postural, o tratamento das "labirintites" pode ser interdisciplinar (fono, fisio, médico). Porém, quando o problema origina-se na região vestíbulo-ocular, o fonoaudiólogo é indispensável. A área da Otoneurologia capacita o fonoaudiólogo a avaliar as funções auditivas periféricas e centrais, como também reabilitá-las. Os resultados são favoráveis, estimando-se que em 10 sessões o paciente receba alta.

Fonte: Chagas Pereira

Mais Sobre Saúde

Familiares de servidores da Saúde recebem apoio psicológico e psiquiátrico pelo Ambulatório de Saúde Mental na POC

Familiares de servidores da Saúde recebem apoio psicológico e psiquiátrico pelo Ambulatório de Saúde Mental na POC

Primando pela prevenção a doenças psíquicas causadas por conta da pandemia do coronavírus, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da

Atualização cadastral na UBS é pré-requisito para a consulta na Policlínica Oswaldo Cruz

Atualização cadastral na UBS é pré-requisito para a consulta na Policlínica Oswaldo Cruz

Na expectativa de prestar sempre melhores serviços, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Hospital de Base Dr.