Domingo, 23 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Fonoaudiologia da São Lucas atende escolares


Professores e acadêmicos do 7º período de Fonoaudiologia estarão nesta segunda-feira, dia 17 de setembro, das 14h às 17h, e quinta-feira, dia 20, das 8h às 11h, atendendo a um grupo de 70 crianças da rede pública de educação para avaliação da leitura e escrita. Os distúrbios de leitura e escrita atingem, de forma severa, cerca de 10% das crianças em idade escolar. Se forem considerados também os distúrbios leves, este percentual chega a 25% (CAPOVILLA, 2002; PIÉRART, 1997). Logo, é essencial a condução de pesquisas sobre avaliação e intervenção em tais distúrbios de leitura.

Segundo a World Federation of Neurologists, dislexia do desenvolvimento é o distúrbio em que a criança, apesar de ter acesso à escolarização regular, falha em adquirir as habilidades de leitura, escrita e soletração que seriam esperadas de acordo com seu desempenho intelectual. Segundo a definição do National Institute of Health americano, a dislexia é um dos vários tipos de distúrbios de aprendizagem.

De acordo com a professora Elisangela Hermes, coordenadora da Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas, a dislexia pode ser compreendida como sendo resultante de uma interação entre aspectos biológicos, cognitivos e ambientais que não podem ser separados uns dos outros. “A adaptação da criança diante desses problemas de leitura e escrita também dependerá de outros fatores, como motivação, relações afetivas, habilidades intelectuais gerais, idade e condições sociais”, acrescentou.

Estudo de autoria da fonoaudióloga Alessandra Capovilla, publicado pela Associação Brasileira de Psicopedagogia, mostra que a intervenção na pré-escola diminuiu em mais de 50% a incidência de dislexia na segunda série, sugerindo que é possível desenvolver a consciência fonológica (análise dos sons das letras) no contexto de sala de aula, principalmente com o fonoaudiólogo. Esta atividade pode ajudar a prevenir e a intervir em dificuldades de aquisição da linguagem escrita.

A Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas realiza atendimento na área da linguagem escrita. As crianças com queixa na comunicação gráfica e/ou leitura deverão ser avaliadas pela equipe que envolve Fonoaudiólogo, Psicopedagogo e Neurologista. Maiores informações ligue para (69) 3211-8037.

Fonte: Chagas Pereira

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha descentraliza exames de imagem para ampliar atendimento à população

Governador Marcos Rocha descentraliza exames de imagem para ampliar atendimento à população

A realização de exames de imagem gratuitos à população, essenciais para a detecção precoce, monitoramento e tratamento de diversas doenças, ganhou r

 Após atuação no TCE, Cemetron passa por maior reforma de sua história e amplia acesso à saúde em Rondônia

Após atuação no TCE, Cemetron passa por maior reforma de sua história e amplia acesso à saúde em Rondônia

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) gerou mudanças na saúde pública de Rondônia. Por meio de fiscalizações estratégicas, o TCE tem i

Gente de Opinião Domingo, 23 de março de 2025 | Porto Velho (RO)