Domingo, 24 de abril de 2011 - 09h48
Fortalecer a parceria nas áreas de saúde e meio ambiente foi o motivo da reunião realizada entre o pesquisador da Fundação Osvaldo Cruz, Marcos André Vannier dos Santos e a secretária de Estado do Meio Ambiente, Nanci Maria Rodrigues da Silva.
Marcos André, que é pós-doutor em parasitologia e é membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia: Pesquisa Translacional em Saúde na Amazônia (Ipetam) falou do projeto "Ciência na Estrada: Educação e Cidadania" de popularização da ciência que tem como tema central as doenças parasitárias, realizado pela Fiocruz-BA, Ministério da Saúde.
Segundo ele, o projeto busca divulgar informações básicas como princípios de higiene - lavar as mãos, beber água filtrada ou fervida, entre outras - que permitam à população se proteger de parasitoses e infecções em geral. Também, promover nos jovens o interesse pela ciência. Utilizando um ônibus equipado com laboratório em seu interior, montado com verba do CNPq, percorre vários estados levando inovação cientifica para a população.
"Uma saúde de boa qualidade passa pelo conhecimento do meio ambiente e os seus recursos naturais", observou a secretária da Sedam, Nanci Maria Rodrigues, acrescentando que a parceria com a Fiocruz é importante, principalmente no trabalho com populações ribeirinhas, na formação de monitores mirins nas comunidades para trabalhar saúde e educação.
Na ocasião, Marcos André falou também que veio a Rondônia fazer um trabalho de saúde e educação com as populações afetadas pela construção das usinas no Madeira.
Fonte: Marilza Rocha - ASCOM/SEDAM
Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’
s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal
A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza, no dia 13 de dezembro, a última campanha preventiva contra o câncer de 2025.

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano
Final de ano é sinônimo de família reunida. Quando as férias escolares se juntam ao recesso de final de ano, o resultado é mais gente dentro de casa

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto
Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)