Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Fiocruz e Sedam discutem parcerias


 
Fortalecer a parceria nas áreas de saúde e meio ambiente foi o motivo da reunião realizada  entre o pesquisador da Fundação Osvaldo Cruz, Marcos André Vannier dos Santos e a secretária de Estado do Meio Ambiente, Nanci Maria Rodrigues da Silva.

Marcos André, que é pós-doutor em parasitologia e é membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia: Pesquisa Translacional em Saúde na Amazônia (Ipetam) falou do projeto "Ciência na Estrada: Educação e Cidadania" de popularização da ciência que tem como tema central as doenças parasitárias, realizado pela Fiocruz-BA, Ministério da Saúde.

Segundo ele, o projeto busca divulgar informações básicas como princípios de higiene - lavar as mãos, beber água filtrada ou fervida, entre outras - que permitam à população se proteger de parasitoses e infecções em geral. Também, promover nos jovens o interesse pela ciência. Utilizando um ônibus equipado com laboratório em seu interior, montado com verba do CNPq, percorre vários estados levando inovação cientifica para a população.

"Uma saúde de boa qualidade passa pelo conhecimento do meio ambiente e os seus recursos naturais", observou a secretária da Sedam, Nanci Maria Rodrigues, acrescentando que a parceria com a Fiocruz é importante, principalmente no trabalho com populações ribeirinhas, na formação de monitores mirins nas comunidades para trabalhar saúde e educação.

Na ocasião, Marcos André falou também que veio a Rondônia fazer um trabalho de saúde e educação com as populações afetadas pela construção das usinas no Madeira.

Fonte: Marilza Rocha - ASCOM/SEDAM


 

Mais Sobre Saúde