Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Fhemeron realiza exames para tratamento de hemofilia


O trabalho será desenvolvido pela Fundação Hematológica de Rondônia (Fhemeron), que na última semana capacitou, em Porto Velho , cinco técnicos para realização das análises laboratoriais. A qualificação foi ministrada por especialistas da Federação Brasileira de Hemofilia, da Unicamp e do Ministério da Saúde (MS).

“A administração estadual está qualificando e ampliando os atendimentos oferecidos à população. A Fhemeron é um exemplo dessa determinação, pois a unidade não atua somente com coletas, transfusões e preparo de derivados. A fundação também está envolvida na identificação e no tratamento de doenças do sangue. Esse diferencial é determinante para os pacientes”, afirmou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.

A capacitação é parte do projeto Pro-Hope, da Federação Brasileira de Hemofilia. Com a qualificação os exames serão todos realizados no laboratório de coagulação da Fhemeron, em Porto Velho. Anteriormente os testes eram enviados para análises em outros Estados. Os exames para a dosagem dos fatores de coagulação serão feitos em kits específicos.

Acompanhamento de pacientes pela Fundação

Segundo o presidente da Fhemeron, José Ferreira Martins, a parceria com as instituições é positiva para população. “Com a realização dos exames e do acompanhamento de pacientes pela fundação daremos maior agilidade de identificação de novos casos e atenderemos com mais qualidade, os portadores da doença. A nossa rede está preparada para encaminhar, para a Capital, todas as pessoas que necessitem de tratamento em hemofilia. A rede Fhemeron atua, com 19 agências transfusionais e 07 unidades de coleta e transfusão”, destacou.

A hemofilia é uma alteração genética e hereditária caracterizada por problemas na coagulação sanguínea. Não há cura, controla-se a doença com injeções regulares dos fatores de coagulação. A hemofilia incapacita o organismo de controlar sangramentos, que podem ser externos, se a pele é danificada por um corte ou abrasão, ou internos, em músculos, articulações ou órgãos.

Fonte: A/I SESAU 

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), referência regional no cuidado oncológico e na promoção da saúde preventiva, inicia

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

O Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Julio Perez Antelo, recebeu no sábado, 24, o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), avaliação

Gente de Opinião Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)