Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

FHemeron inicia campanha de doação de sangue



A Fundação Hemocentro de Rondônia (FHemeron) iniciou uma campanha de doação de sangue, com o objetivo de aumentar o estoque em virtude dos festejos de fim de ano, período em que normalmente os doares se afastam e cresce o numero pessoas que precisam de sangue.

Conforme o diretor da unidade, José Ferreira Martins, podem doar sangue pessoas com idade superior a 18 anos e inferior a 65 anos; peso superior a 50 quilos; boa saúde; que não estejam gripadas; com febre ou tomando medicamento; que não tenham tido hepatite após os 10 anos de idade, nem doença de chagas e ou comportamento de risco para DSTs/AIDS. Não podem também ser doadores pessoas que apresentarem anemia no teste realizado imediatamente antes da doação; com hipertensão ou hipotensão arterial ou aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação; que estejam grávidas ou amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.

Quem teve malária pode doar após um ano; homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias. Para fazer a doação de sangue, os doadores não devem estar em jejum. Após o almoço aguardar três horas para realizar a doação. É preciso dormir bem na noite anterior à doação; evitar fumar duas horas antes e após a doação; não fazer uso de bebidas alcoólicas pelo menos quatro horas antes da doação e é indispensável a apresentação de documentos no ato de doação, como a carteira de identidade.

Todo sangue coletado é examinado para identificação de doenças transmissíveis pelo sangue como sífilis, hepatites, doenças de Chagas, AIDS, malária, HTLV e hemoglobinas anormais, além da classificação do fator RH. A doação de sangue não causa nenhum problema ao organismo.

“A preocupação maior é no sentido de mantermos um estoque regulador de sangue, para atender ainda as cirurgias da demanda seletiva e as eventuais.”, detalhou o secretário estadual de Saúde Milton Moreira. O diretor lembrou ainda que as operações que antes só eram realizadas em outros estados, através do programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), hoje são realizadas em Porto Velho, aumentando a demanda por sangue.

Os doadores podem procurar a Fhemeron até o dia 31 de 7.30 da manhã às 19:00 horas, retornando expediente normal segunda feira (04.01.2010)

Fonte: A/I SESAU

Mais Sobre Saúde