Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Fhemeron coleta 165 bolsas de sangue em ação itinerante realizada no município de Pimenta Bueno


Ação ocorreu nos dias 11 e 12 de agosto e faz parte do Fhemeron Itinerante, que percorre municípios onde não têm hemocentros - Gente de Opinião
Ação ocorreu nos dias 11 e 12 de agosto e faz parte do Fhemeron Itinerante, que percorre municípios onde não têm hemocentros

Em dois dias, um total de 165 bolsas de sangue foram coletadas durante a ação itinerante promovida pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia – Fhemeron, no município de Pimenta Bueno. Neste viés, 215 pessoas foram atendidas, sendo feitos 34 cadastros de candidatos a doadores de medula óssea, outro grande gesto, que também se tem necessidade.

A ação ocorreu nos dias 11 e 12 de agosto e faz parte do “Fhemeron Itinerante”, que percorre municípios onde não têm hemocentros. Somente no primeiro dia foram 106 atendimentos com a coleta de 74 bolsas. No segundo, foram 109 atendimentos e 91 bolsas coletadas. Além da coleta de sangue, é realizada a entrega de resultados de exames aos doadores que haviam feito o procedimento anteriormente; 34 cadastros de candidatos a doadores de medula óssea, que também é uma das das atividades desenvolvidas pela Fhemeron.

De acordo com o presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli, a programação tem como objetivo levar o atendimento até a população, “o desafio é não só captar o sangue, mas também fazer com que esses doadores se tornem permanentes. Nós definimos esse calendário no início do ano. E sabendo onde está sendo feita a coleta, vamos estar ajudando o doador. Ele já se organiza para fazer a coleta”, salientou o presidente.

O doador Antônio Domingos Biazotti foi um dos que atenderam ao chamado. “Fazia 10 anos que eu não doava sangue, fiquei sabendo dessa ação e resolvi participar. Agora vou continuar doando sempre, salvando vidas”, destacou ela.

Márcia dos Santos de Souza já era doadora fidelizada, e agora trouxe a filha Laiza Santos de 18 anos e a tia Vera Lúcia para fazer a doação.

“É tão simples, mas a nossa ação faz a diferença. Amanhã pode ser a gente mesmo quem vai precisar de sangue, por isso todo mundo tem que contribuir”, disse ela.

215 pessoas foram atendidas, sendo feitos 34 cadastros de candidatos a doadores de medula óssea

“Em ações desse tipo nossa meta é captar em média 80 bolsas de sangue. Coletando essa quantidade podemos dizer que a ação foi um sucesso. Mas aqui em Pimenta Bueno ultrapassamos e muito, com o dobro de bolsas coletadas. Isso demonstra a preocupação da população com o próximo”, comemorou ele. Só em 2022 já foram realizadas 91 ações de coleta itinerante pela Fhemeron, em todo o Estado.

PARCERIA

As coletas externas no município de Pimenta Bueno foram coordenadas pelo Hemocentro Regional de Cacoal em parceria com a Prefeitura de Pimenta Bueno, por meio das Secretarias de Saúde e Educação do município e uma faculdade particular, que é uma das parceiras da Fhemeron no município, cedendo assim sua estrutura para as atividades. Também são parceiros da Fhemeron, a Coordenadoria Regional de Educação de Pimenta Bueno – CRE, o Rotary Clube de Pimenta Bueno, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, além de veículos de Imprensa como a Rádio e TV Pimenta Bueno que ajudaram na divulgação.

Todo o trabalho de coleta fora feito pelo grupo do Hemocentro de Cacoal, que enviou 19 técnicos para reforçar a equipe da Agência transfusional de Pimenta Bueno, além de todos os equipamentos modernos que compõem o processo de doação sangue.

Segundo a enfermeira Tainá Gisele Hidalgo, as ações itinerantes seguem o mesmo padrão de qualidade de uma coleta normal feita em um Hemocentro Regional. “Aqui o doador quando chega, passa pela triagem e hematologia e clínica onde é investigado o estado de saúde dos doadores para saber se podem doar, têm que seguir alguns requisitos”, explicou a enfermeira. Ela ainda acrescenta que a unidade Fhemeron é um importante elo entre o doador e os pacientes que precisam de sangue para manter a vida e a saúde.

Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas

REQUISITOS

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 18 e 69 anos de idade (caso seja a primeira doação, o limite de idade é de 60 anos);
  • Jovens entre 16 e 17 anos poderão doar acompanhados dos pais ou responsáveis legais;
    ter peso acima de 50 kg;
  • Estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (aguardar três horas após o almoço);
  • Homem pode doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses);
  • Mulher pode doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses);
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

IMPEDIMENTOS

  • Estar gripado, resfriado ou com febre; (aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas);
  • Estar grávida ou amamentando;
  • Estar em tratamento médico;
  • Ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação (12 horas);
  • Ter tatuagem feita há menos de um ano;
  • Ter feito endoscopia digestiva nos últimos seis meses;
  • Ter adquirido malária nos últimos 12 meses.

SALVAR VIDAS

Os trabalhos desenvolvidos por todas as unidades da hemorrede estadual da Fhemeron têm como finalidade; a manutenção dos estoques de sangue da rede.

UNIDADES DA FHEMERON

  • Fhemeron de Porto Velho – Avenida Jorge Teixeira, n° 3766, Bairro Industrial – Telefone: (69) 3216-2234;
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Cacoal – Avenida. Malaquita, s/nº – Bairro Josino Brito; ao lado do Hospital Regional – Telefone: (69) 3441-0823;
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Ariquemes – Rua: Cassiterita, n° 3613; Centro – Telefone: (69) 3535-2659;
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Ji-Paraná – Rua: Vilagran Cabrita, n° 1440; Centro – Telefone: (69) 3421-1615;
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Guajará-Mirim – Avenida XV de Novembro, n° 1299; Centro – Telefone: (69) 3541-6073;
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Rolim de Moura – Avenida Cuiabá n° 5424; Bairro Planalto ao lado do Hospital Municipal – Telefone (69) 3442-1328;
  • Hemocentro Regional de Vilhena – Avenida Jô Sato, n° 405; Bairro Nova Vilhena – Telefone: (69) 3322-2400.

  • Publicação autorizada de acordo com o Processo n° 0600299-38.2022.6.22.0000 do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

Pessoas idosas podem usufruir gratuitamente, de atendimentos na especialidade médica de geriatria, disponibilizados pelo Governo de Rondônia na Poli

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

A Unidade de Saúde da Família Ernandes Índio, localizada no bairro Esperança da Comunidade em Porto Velho, passou por fiscalização do Conselho Regio

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

Em atenção ao trabalho que tem desenvolvido, focado na cooperação e no diálogo, o Tribunal de Contas (TCE-RO) encaminhou ao Município de Porto Velho

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)