Segunda-feira, 14 de abril de 2008 - 10h50
A ausência de preceptores (médicos que orientam estudantes de medicina) no Hospital de Base Doutor Ary Pinheiro pode acarretar problemas tanto para os usuários do sistema de saúde pública quanto para a formação acadêmica dos universitários. O alerta foi feito pelo tesoureiro do Conselho Federal de Medicina médico Hiran Gallo.
Hiran Gallo aproveitou a vinda do presidente do CFM Edson de Oliveira Andrade a Porto Velho para levantar a questão. Segundo ele, o assunto foi amplamente discutido em reunião com o secretário de saúde do Estado - Milton Moreira, o diretor do Hospital de Base - Amado Rahall - e o reitor da Universidade Federal de Rondônia José Januário Amaral.
No que tange a prestação de serviço à saúde pública, Edson Oliveira disse que em nível nacional os governantes precisam se atentar para a questão da saúde voltada à população pobre, camada onde se prolifera a tuberculose - em virtude da desnutrição, a dengue e a malária.
Outro alerta feito por Edson de Oliveira, considerado de grande importância por Hiran Gallo, é com relação à escala dos médicos, onde alguns cumprem plantão de até 72 horas. "Isso põe em risco os pacientes e os médicos. Os profissionais não têm a menor condição de passar três ou quatro dias de plantão".
Segundo Hiran Gallo, o secretário de Estado da saúde respondeu positivamente ao alerta e disse que este mês quem fará a escala dos plantões médicos será a própria Secretaria da Saúde. "Nesta colocação, Edson de Oliveira busca preservar um atendimento de qualidade à população".
Qualidade do ensino
A qualidade do ensino médico também foi discutida na reunião. Há por parte do CFM uma grande preocupação com o número exagerado de universidades particulares. "Hoje são 175 escolas de medicina privadas em todo o País. E, na maioria, predomina um ensino de péssima qualidade".
Hiran Gallo disse que o CFM não é contra a abertura de cursos de medicina. "Somos contra os cursos sem qualidade. Na saúde a gente não pode brincar nem descuidar. A medicina não pode virar um mero negócio".
Fonte: Ascom/Cremero
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)