Sábado, 28 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Falta cirurgião cardíaco no Hospital de Base


 
Nas últimas semanas o Sindicato Médico de Rondônia vêm fiscalizando órgãos da saúde pública buscando contribuir para melhor atendimento no setor, além de denunciar junto aos órgãos competentes, falta de estrutura e de condições de trabalho para os profissionais. Fiscais do Simero visitaram o setor de cirurgia cardíaca do Hospital de Base de Porto Velho. Apenas dois cirurgiões atendem no departamento, recebendo pacientes de todo o Estado. Seriam necessários oito cirurgiões para atender a demanda.

Em dois anos, o setor de cirurgia cardíaca recebeu mais de cinco milhões de reais em investimentos na compra de equipamentos e qualificação profissional. Apesar do montante de recurso, apenas dois cirurgiões trabalham no setor. Mais de 300 pacientes aguardam na fila por cirurgia.

Segundo Rodrigo Almeida, presidente do Simero, o serviço está praticamente parado, pois faltam profissionais e equipamentos adequados. Quando acabam os equipamentos e medicamentos para esse tipo de cirurgia, há um longo processo para compra de novos equipamentos, aumentando o tempo do paciente na fila de espera. “Muitos pacientes não conseguem fazer a cirurgia no Hospital de Base e continuam buscando atendimento em outros estados”, explica.

O presidente do Simero explica que para realizar uma cirurgia cardíaca, outro profissional é necessário. Trata-se do perfusionista, essencial nesse tipo de procedimento cirúrgico, mas que também está em falta. Somente dois perfusionistas trabalham no setor de cirurgia cardíaca do Hospital de Base. “Esses profissionais ganham cerca de R$ 1.500,00 mensais, o Estado precisa ter um plano de remuneração adequado, eles ameaçam sair em busca de um salário melhor”.

Levantamento feito pelo Simero aponta que seriam necessários oito cirurgiões cardíacos e seis perfusionistas no atendimento do Hospital de Base da capital. Caso contrário, pacientes continuarão morrendo na fila à espera de uma cirurgia.

Equipamentos de oftalmologia quebrados

Em outra vistoria no setor de oftalmologia da Policlínica Oswaldo Cruz também em Porto Velho, fiscais do Simero encontraram equipamentos quebrados e falta de profissionais suficientes para atender a população.


De acordo com o médico Rodrigo Almeida, presidente do Simero, pacientes precisam chegar às 4 horas da manhã para agendar uma consulta. Equipamentos de exames de oftalmologia estão quebrados. Por outro lado, outros equipamentos novos ainda estão fechados na caixa e nunca foram usados.

“Falta atitude do gestor da saúde para fazer o setor de oftalmologia funcionar com qualidade. Muitos pacientes estão ficando cegos por falta de tratamento adequado”, denuncia.

Fonte: Simero.

Gente de OpiniãoSábado, 28 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

A vacina contra Mpox está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O imunizante não

Hospital de Amor Amazônia realiza campanha de prevenção do câncer de colo do útero

Hospital de Amor Amazônia realiza campanha de prevenção do câncer de colo do útero

Hospital de Amor Amazônia realizará, a partir, do dia 02 de março, a campanha de prevenção do câncer de colo do útero, “Março Lilás”, que tem como o

Carreta oftalmológica realiza mais de 700 cirurgias em menos de um mês em Porto Velho

Carreta oftalmológica realiza mais de 700 cirurgias em menos de um mês em Porto Velho

Ação estratégica da Prefeitura de Porto Velho em parceria com o Governo Federal, os atendimentos promovidos ao longo de todo o mês de fevereiro pela C

Prefeitura orienta sobre acesso ao implanon em Porto Velho

Prefeitura orienta sobre acesso ao implanon em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) reforçam que o acesso ao implanon vai ocorrer por meio da rede pública municipa

Gente de Opinião Sábado, 28 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)