Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Falta cirurgião cardíaco no Hospital de Base


 
Nas últimas semanas o Sindicato Médico de Rondônia vêm fiscalizando órgãos da saúde pública buscando contribuir para melhor atendimento no setor, além de denunciar junto aos órgãos competentes, falta de estrutura e de condições de trabalho para os profissionais. Fiscais do Simero visitaram o setor de cirurgia cardíaca do Hospital de Base de Porto Velho. Apenas dois cirurgiões atendem no departamento, recebendo pacientes de todo o Estado. Seriam necessários oito cirurgiões para atender a demanda.

Em dois anos, o setor de cirurgia cardíaca recebeu mais de cinco milhões de reais em investimentos na compra de equipamentos e qualificação profissional. Apesar do montante de recurso, apenas dois cirurgiões trabalham no setor. Mais de 300 pacientes aguardam na fila por cirurgia.

Segundo Rodrigo Almeida, presidente do Simero, o serviço está praticamente parado, pois faltam profissionais e equipamentos adequados. Quando acabam os equipamentos e medicamentos para esse tipo de cirurgia, há um longo processo para compra de novos equipamentos, aumentando o tempo do paciente na fila de espera. “Muitos pacientes não conseguem fazer a cirurgia no Hospital de Base e continuam buscando atendimento em outros estados”, explica.

O presidente do Simero explica que para realizar uma cirurgia cardíaca, outro profissional é necessário. Trata-se do perfusionista, essencial nesse tipo de procedimento cirúrgico, mas que também está em falta. Somente dois perfusionistas trabalham no setor de cirurgia cardíaca do Hospital de Base. “Esses profissionais ganham cerca de R$ 1.500,00 mensais, o Estado precisa ter um plano de remuneração adequado, eles ameaçam sair em busca de um salário melhor”.

Levantamento feito pelo Simero aponta que seriam necessários oito cirurgiões cardíacos e seis perfusionistas no atendimento do Hospital de Base da capital. Caso contrário, pacientes continuarão morrendo na fila à espera de uma cirurgia.

Equipamentos de oftalmologia quebrados

Em outra vistoria no setor de oftalmologia da Policlínica Oswaldo Cruz também em Porto Velho, fiscais do Simero encontraram equipamentos quebrados e falta de profissionais suficientes para atender a população.


De acordo com o médico Rodrigo Almeida, presidente do Simero, pacientes precisam chegar às 4 horas da manhã para agendar uma consulta. Equipamentos de exames de oftalmologia estão quebrados. Por outro lado, outros equipamentos novos ainda estão fechados na caixa e nunca foram usados.

“Falta atitude do gestor da saúde para fazer o setor de oftalmologia funcionar com qualidade. Muitos pacientes estão ficando cegos por falta de tratamento adequado”, denuncia.

Fonte: Simero.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?

Na quarta-feira, dia 3, assisti uma entrevista do CEO da empresa que foi contrata pelo governo para proceder o mutirão de cirurgias do SUS.  Na oportu

Transplante de pele é realizado em paciente com queimaduras graves no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Transplante de pele é realizado em paciente com queimaduras graves no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

O governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (1º), pela quarta vez, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, um transplante de pele

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza, no dia 13 de dezembro, a última campanha preventiva contra o câncer de 2025.

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)