Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Estudo traça perfil da vida sexual de pessoas com transtornos mentais



Mariana Jungmann
Agência Brasil


Brasília - Um estudo divulgado hoje (11) pelo Ministério da Saúde traçou o perfil da vida sexual de pacientes com transtornos mentais no Brasil. A pesquisa revela que 88% dessas pessoas já tiveram relação sexual, sendo que 61% mantiveram relações com mais de uma pessoa. Se forem considerados os últimos seis meses, 61% tiveram ao menos uma relação e 16% tiveram relações com mais de um parceiro. Do total, apenas 7% informaram ter usado preservativos em todas as relações sexuais. O dado mostra uma disparidade em relação à média nacional. Uma pesquisa de 2005 indicou que, entre os adultos brasileiros, 33% dos casais com parcerias estáveis usavam camisinha em suas relações sexuais.

"Ao não se reconhecer essas pessoas como sexualmente ativas, ou ao não dar oportunidade de acesso ao diagnóstico e ao insumo de prevenção, acaba-se criando um contexto de vulnerabilidade maior entre essas pessoas", explica a coordenadora do programa de DST/Aids do Ministério da Saúde, Mariângela Simão.

A pesquisa foi realizada com 2.238 pacientes com transtornos mentais em 11 hospitais psiquiátricos e 15 Centros de Atendimento Psico Social (Caps), em todo o Brasil.

Os pesquisadores também traçaram o perfil dos usuários do sistema de atenção à saúde mental. A maior parte (51,6%) é formada por mulheres e 58,1% têm filhos. A maioria também vive sem parceiro – 62,6% são separados ou solteiros. O perfil desses usuários é de adultos mais velhos (54,6%) e têm mais de 40 anos. E 51,3% têm mais de cinco anos de escolaridade formal.

Quanto aos principais diagnósticos, 47% têm esquizofrenia ou algum tipo de psicose. Os transtornos depressivos e bipolares respondem por 12,9% e 9% dos casos, respectivamente. Já aqueles que têm transtornos por uso de substâncias representam 7% do total. As demências são responsáveis por 6,8% dos casos de procura ao sistema de saúde mental.

 


 

Mais Sobre Saúde

Em reunião na Assembleia Legislativa, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

Em reunião na Assembleia Legislativa, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

A Comissão de Saúde e Previdência e Assistência Social (CSPS) da Assembleia Legislativa, realizou na manhã desta terça-feira (29), no plenarinho 01,

Cirurgia de seu Pedro está prestes a acontecer

Cirurgia de seu Pedro está prestes a acontecer

Veja a reportagem:Clique e vaja mais: Médicos do Prontocordis oferecem tratamento cirúrgico a auxiliar de serviços gerais