Domingo, 8 de junho de 2008 - 22h44
O objetivo é oferecer, em Rondônia, serviços cardíacos que atualmente são realizados em outros Estados , através do programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). O novo serviço é parte das ações para a qualificação dos atendimentos. Todos os investimentos foram feitos com recursos próprios, provenientes da arrecadação estadual.
Vamos inaugurar um importante e moderno setor de atendimento. A hemodinâmica fará serviços como diagnósticos e cirurgias cardiovasculares. Para realizar os procedimentos, o Estado formou uma equipe multidisciplinar com três cirurgiões cardíacos, enfermeiros e auxiliares. Todos os equipamentos necessários também foram adquiridos com recursos próprios. Os investimentos estão sendo concretizados com responsabilidade e voltados para o benefício da população. Esse é nosso objetivo, explicou o governador Ivo Cassol.
Cateterismo e diferentes cirurgias do coração
O serviço de Hemodinâmica consiste na realização de cateterismo e diferentes cirurgias do coração. O cateterismo é fundamental para o diagnóstico de problemas cardíacos, que através de finos cateteres inseridos na circulação, possibilitam a análise através do contraste radiológico. O serviço ainda permite o tratamento de isquemias coronárias por meio da desobstrução mecânica (angioplastia) da veia. A hemodinâmica também realiza a introdução de aparatos tubulares conhecidos como Stend, que mantém o vaso sanguíneo aberto, impedindo o entupimento.
Com a implantação do Centro de Cateterismo, o Estado de Rondônia vai poder oferecer serviços médicos na área de cardiologia que atualmente são realizados em outros Estados , com o deslocamento de pacientes através do programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira, inicialmente o governo economizará cerca de R$100 mil reais por mês, somente com o deslocamento de cerca de trinta pacientes que normalmente são encaminhados para outras localidades.
Facilitar o atendimento à população
De acordo com o diretor do HB, médico Amado Rahhal, o novo centro está instalado no complexo do hospital, com sala de procedimentos cirúrgicos, recepção, administração, posto de enfermagem, sanitários, vestiários e salas de repouso para atendimento aos pacientes que se submeterão a exames como cateterismo cardíaco, angioplastia, angiografia cerebral e angiografia periférica. Esse é mais um passo que o governo de Rondônia dá para facilitar o atendimento à população no setor cardiológico, completou.
Segundo a médica cardiologista Simoni Coelho, atualmente cerca de 70% dos atendimentos relativos às doenças coronárias podem ser resolvidos pela angioplastia - procedimento para desobstruir ou alargar um vaso sanguíneo -; sendo que os 30% restantes podem ser passíveis de intervenções cirúrgicas, informa.
Fonte: A/I SESAU
Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação
Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia
O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) tem sido fortalecido na gestão do governador Marcos Rocha, garantindo atendimento especializado a pacientes que
Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena
Com um olhar atento às necessidades da população e determinação para levar saúde de qualidade a todas as regiões do estado, o governador de Rondônia
Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável
A Clínica Sorriso Mágico, referência em atendimento odontológico humanizado na zona sul de Porto Velho, realiza nos dias 25 e 26 de abril, das 08h à