Domingo, 8 de junho de 2008 - 22h44
O objetivo é oferecer, em Rondônia, serviços cardíacos que atualmente são realizados em outros Estados , através do programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). O novo serviço é parte das ações para a qualificação dos atendimentos. Todos os investimentos foram feitos com recursos próprios, provenientes da arrecadação estadual.
Vamos inaugurar um importante e moderno setor de atendimento. A hemodinâmica fará serviços como diagnósticos e cirurgias cardiovasculares. Para realizar os procedimentos, o Estado formou uma equipe multidisciplinar com três cirurgiões cardíacos, enfermeiros e auxiliares. Todos os equipamentos necessários também foram adquiridos com recursos próprios. Os investimentos estão sendo concretizados com responsabilidade e voltados para o benefício da população. Esse é nosso objetivo, explicou o governador Ivo Cassol.
Cateterismo e diferentes cirurgias do coração
O serviço de Hemodinâmica consiste na realização de cateterismo e diferentes cirurgias do coração. O cateterismo é fundamental para o diagnóstico de problemas cardíacos, que através de finos cateteres inseridos na circulação, possibilitam a análise através do contraste radiológico. O serviço ainda permite o tratamento de isquemias coronárias por meio da desobstrução mecânica (angioplastia) da veia. A hemodinâmica também realiza a introdução de aparatos tubulares conhecidos como Stend, que mantém o vaso sanguíneo aberto, impedindo o entupimento.
Com a implantação do Centro de Cateterismo, o Estado de Rondônia vai poder oferecer serviços médicos na área de cardiologia que atualmente são realizados em outros Estados , com o deslocamento de pacientes através do programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira, inicialmente o governo economizará cerca de R$100 mil reais por mês, somente com o deslocamento de cerca de trinta pacientes que normalmente são encaminhados para outras localidades.
Facilitar o atendimento à população
De acordo com o diretor do HB, médico Amado Rahhal, o novo centro está instalado no complexo do hospital, com sala de procedimentos cirúrgicos, recepção, administração, posto de enfermagem, sanitários, vestiários e salas de repouso para atendimento aos pacientes que se submeterão a exames como cateterismo cardíaco, angioplastia, angiografia cerebral e angiografia periférica. Esse é mais um passo que o governo de Rondônia dá para facilitar o atendimento à população no setor cardiológico, completou.
Segundo a médica cardiologista Simoni Coelho, atualmente cerca de 70% dos atendimentos relativos às doenças coronárias podem ser resolvidos pela angioplastia - procedimento para desobstruir ou alargar um vaso sanguíneo -; sendo que os 30% restantes podem ser passíveis de intervenções cirúrgicas, informa.
Fonte: A/I SESAU
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho
Lançado em janeiro de 2025, o sistema tem como objetivo garantir mais agilidade, comodidade e segurança aos usuários, permitindo que os pacientes cons

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia
O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é parceiro na realização do Edital nº 01/2026, que abre inscrições para o

Com o objetivo de garantir assistência, acesso e qualidade de vida às pessoas com fissuras labiopalatinas em Rondônia, a Operação Sorriso, em parcer

Grupo Care Plus amplia jornada de cuidado com programa que subsidia medicamentos para beneficiários
O grupo Care Plus, composto pela Care Plus Medicina (maior operadora premium de saúde no Brasil), Care Plus Clinic, Care Plus Odontologia, Care Plus
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)