Domingo, 8 de junho de 2008 - 22h44
O objetivo é oferecer, em Rondônia, serviços cardíacos que atualmente são realizados em outros Estados , através do programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). O novo serviço é parte das ações para a qualificação dos atendimentos. Todos os investimentos foram feitos com recursos próprios, provenientes da arrecadação estadual.
Vamos inaugurar um importante e moderno setor de atendimento. A hemodinâmica fará serviços como diagnósticos e cirurgias cardiovasculares. Para realizar os procedimentos, o Estado formou uma equipe multidisciplinar com três cirurgiões cardíacos, enfermeiros e auxiliares. Todos os equipamentos necessários também foram adquiridos com recursos próprios. Os investimentos estão sendo concretizados com responsabilidade e voltados para o benefício da população. Esse é nosso objetivo, explicou o governador Ivo Cassol.
Cateterismo e diferentes cirurgias do coração
O serviço de Hemodinâmica consiste na realização de cateterismo e diferentes cirurgias do coração. O cateterismo é fundamental para o diagnóstico de problemas cardíacos, que através de finos cateteres inseridos na circulação, possibilitam a análise através do contraste radiológico. O serviço ainda permite o tratamento de isquemias coronárias por meio da desobstrução mecânica (angioplastia) da veia. A hemodinâmica também realiza a introdução de aparatos tubulares conhecidos como Stend, que mantém o vaso sanguíneo aberto, impedindo o entupimento.
Com a implantação do Centro de Cateterismo, o Estado de Rondônia vai poder oferecer serviços médicos na área de cardiologia que atualmente são realizados em outros Estados , com o deslocamento de pacientes através do programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira, inicialmente o governo economizará cerca de R$100 mil reais por mês, somente com o deslocamento de cerca de trinta pacientes que normalmente são encaminhados para outras localidades.
Facilitar o atendimento à população
De acordo com o diretor do HB, médico Amado Rahhal, o novo centro está instalado no complexo do hospital, com sala de procedimentos cirúrgicos, recepção, administração, posto de enfermagem, sanitários, vestiários e salas de repouso para atendimento aos pacientes que se submeterão a exames como cateterismo cardíaco, angioplastia, angiografia cerebral e angiografia periférica. Esse é mais um passo que o governo de Rondônia dá para facilitar o atendimento à população no setor cardiológico, completou.
Segundo a médica cardiologista Simoni Coelho, atualmente cerca de 70% dos atendimentos relativos às doenças coronárias podem ser resolvidos pela angioplastia - procedimento para desobstruir ou alargar um vaso sanguíneo -; sendo que os 30% restantes podem ser passíveis de intervenções cirúrgicas, informa.
Fonte: A/I SESAU
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares
A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia
O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)