Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Especialistas debatem epilepsia na televisão


 
No momento em que as dramáticas imagens das crianças assassinadas no Rio de Janeiro deixam traumatizado todo o país, é alentador saber da existência de pessoas que se dedicam a buscar meios de amenizar o sofrimento alheio. Exemplo disso foi exibido na última quinta-feira, no programa “Rede de Opiniões”, apresentado por Alisângela Lima, na Rede TV.

Ela reuniu o Procurador de Justiça Edmilson Fonseca, o neurologista Sérgio Moraes, o presidente da Apeeron, Edmilson Zebalos e uma platéia eminentemente formada por epiléticos para um debate ao vivo sobre a doença. O encontro permitiu uma explanação detalhada da doença, seus efeitos, preconceito, o absoluto desconhecimento da população e o igualmente total descaso das autoridades em relação ao problema que atinge, somente em Rondônia, em torno de 38 mil pessoas.

Ao contrário do que muitos imaginam, a epilepsia não é transmissível, embora hereditária em alguns casos, e apesar do grande volume de pessoas que sofrem com a doença, em torno de 02% da população, segundo estimativas da OMS, não existe no Brasil uma legislação sobre o assunto.

Segundo o procurador Edmilson Fonseca, um projeto-de-lei de 2005, (Lei 6026/05), que estende o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC-Loas) ao portador de epilepsia estava parado na Câmara e foi desarquivado graças às pressões de entidades como a Apeeron. A proposta tramita em caráter conclusivo nas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Embora a situação ainda não seja amparada por legislação específica, Rondônia saiu na frente, segundo ele, e conseguiu assegurar o primeiro caso de aposentadoria para um epilético na Justiça Federal, criando assim um paradigma para tribunais de todo o país. Ao mesmo tempo, uma atuante entidade, criada por Edmilson Zebalos e Francisco Neves (batatinha), e o próprio procurador de justiça, a Associação das Pessoas com Epilepsia do Estado de Rondônia – a Apeeron, desenvolve um importante trabalho de apoio aos epiléticos e seus familiares.E, graças ao procurador, com total apoio do Ministério Público de Rondônia.

A entidade conta com o apoio de pessoas como o médico Sérgio Moraes, Neurologista, que há anos vem desenvolvendo um permanente trabalho de tratamento dos doentes no estado. Ele esclareceu na entrevista uma série de dúvidas sobre o assunto, enviadas por telespectadores de todo o estado. Suas explicações obtiveram tal repercussão que muitas perguntas não puderam ser respondidas por falta de tempo. Mas a apresentadora Alisângela Lima prometeu complementar as respostas na próxima quinta-feira.


Fonte: Carlos Henrique Ângelo
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), referência regional no cuidado oncológico e na promoção da saúde preventiva, inicia

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

O Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Julio Perez Antelo, recebeu no sábado, 24, o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), avaliação

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)