Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Envelhecimento causa alerta aos problemas com o peso


Excesso de peso é maior com o passar dos anos. Esse é o resultado da análise da última pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo.

Homens com idade entre 35 a 45 anos chegam a ter 63% de Índice de Massa Corporal (IMC) – razão entre o peso e o quadrado da altura – maior ou superior a 25 Kg/m², ou seja, acima do peso ideal. Nas faixas etárias de 25 e 34 anos o número alcança 55%, e entre 18 e 24 anos são 29,4% da população masculina com problemas com o peso.

Entre as mulheres a situação é semelhante. Aquelas entre 18 e 24 anos, 25,4% estão acima do peso. De 25 a 34 anos de idade, são 39,9% das mulheres, e a população mais que dobra entre as brasileiras de 45 a 54 anos (55,9%).

Para o médico radiologista Jezreel Correa Costa o risco maior da falta de cuidados com o peso está nos problemas circulatórios. “Muitas pessoas acham que o peso está ligado apenas a estética, mas isso não é uma verdade. Pessoas que não cuidam do índice de massa corpórea podem sofrer com os diversos problemas que a gordura excessiva traz, como riscos cardíacos, diabetes, problemas respiratórios, entre outros”, cita ele.

O especialista explica que, para os que e enquadram na situação, alguns passos podem ser tomados para garantir tranquilidade com relação à saúde, como:

- Ir ao médico para buscar a avaliação do quadro clínico;

- Fazer exames de rotina regularmente;

- Melhorar a alimentação;

- Fazer exercícios físicos; e

- Abandonar maus hábitos, como bebida alcoólica e cigarros.

Exames de sangue e cardíacos são alguns das análises à saúde que podem ser realizados no Daia Medicina Diagnóstica em apenas uma manhã. Assim como exames mais detalhados que antes não poderiam ser feitos no Estado, como detalha o Gerente Executivo, Iscleiden Araújo. “O Daia foi pioneiro em Rondônia em trazer exames como a angiotomografia cardíaca, ainda exclusiva em todo o Estado. E agora que muitos exames de alta complexidade são cobertos pelos planos de saúde, como a própria angiotomografia cardíaca, essas facilidades ficaram ao alcance de muitos”.

O Daia contribui com a qualidade de vida de seus clientes com a disponibilização de mais de mil exames em um só lugar, com horários de atendimento diferenciados para muitos deles. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 7 da manhã às 19 horas e das 7h às 15h aos sábados, pela central de atendimento no telefone (69) 2182 0100, ou pelo site www.daiadiagnostica.com.br.

E também disponibiliza seus exames através dos convênios médicos Unimed, Ameron, Bradesco Saúde, Sulamérica, Sintero Saúde, Sindsaúde, Astir, Capesaúde, Cassi, Ceron, Eletronorte, Fusex, Embrapa, Conab, Casf, Tempo Saúde, SESC, UESP e Renner. E ainda, para Medicina Ocupacional às empresas: Santo Antônio Energia, Fogás, Termonorte, Hermasa, Distribuidora Coimbra, Elpha, Joplin e o Sesi Clínica, que disponibiliza os exames a todas as indústrias de Rondônia.

Fonte:
Elis Ramos

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Com o compromisso de garantir acesso digno e moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC),

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)