Domingo, 21 de setembro de 2008 - 09h26
A realização do III Encontro de Direito Médico de Rondônia contribui para a desmistificação de alguns pontos referente ao Código do Consumidor, principalmente no que tange a relação médico/paciente. Quem afirma é o ex-presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Renato Martins Mimessi, atual vice-diretor da Escola de Magistratura (Emeron).
O desembargador, que palestrou sobre o tema, diz que o evento aproxima médicos e juristas num debate elucidativo e benéfico, tanto para os profissionais quanto para a população. Foi importante também porque os médicos puderam notar como o Judiciário vê as ações deles.
Para Renato Mimessi, o Código do Consumidor, quando trata do exercício da medicina, não é conflitante. O que há são más interpretações.
O Código do Consumidor, segundo ele, rege atos médicos e a prestação de saúde e é por isso que tem causado algumas controvérsias. Mas o Código vem para o fortalecimento da área médica e promover a troca de idéias entre médico e paciente.
Mimessi ´lembrou também que a facilidade do acesso à Justiça e a maior consciência sobre os direitos faz com que as pessoas mitiguem mais, busquem mais, e isso causa alguns abusos, mas também provoca aperfeiçoamento no atendimento e relacionamento médico/paciente e no atendimento dos hospitais.
Fonte: Luis Carlos Araújo
Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia
Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Pacientes internados no Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, em Ji-Paraná, Rondônia, agora contam com atendimento gratuito de fisioterapia

Do sonho a vocação: a Jornada por uma Medicina Humanizada
Desde menina, Roberta Cristiane sonhava em cuidar. No quintal de casa, entre bonecas e sorrisos, nasceu o desejo de aliviar dores e devolver esperan
Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)