Porto Velho (RO) terça-feira, 14 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Em Vilhena, Jaqueline Cassol dá inicio ao Projeto Visão para zerar fila de catarata no Cone Sul

Iniciativa vai atender, até domingo, 500 pacientes. Próxima fase será em fevereiro


Em Vilhena, Jaqueline Cassol dá inicio ao Projeto Visão para zerar fila de catarata no Cone Sul - Gente de Opinião

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) lançou oficialmente o mutirão do Projeto Visão em Vilhena, na manhã desta sexta-feira (20). Mais de 500 cirurgias de catarata serão realizadas na primeira etapa da iniciativa, promovida pela deputada, para zerar a fila de espera pela cirurgia em Rondônia. A intenção é organizar mutirões nas principais regiões do Estado.

A ação envolveu profissionais de saúde contratados por chamamento público e da prefeitura, no Hospital Regional de Vilhena, para atender os pacientes de sete municípios do Cone Sul. Do total de atendimentos, 70% foram moradores de Vilhena e 30% pacientes de Chupinguaia, Colorado do Oeste, Cabixi, Cerejeiras, Pimenteiras e Corumbiara.

As avaliações e procedimentos pré-operatórios iniciaram na segunda-feira (16) e algumas cirurgias foram realizadas na tarde de ontem (18).  O Projeto Visão em Vilhena segue até o próximo domingo (21).

“Desde que comecei a andar pelos quatro cantos do Estado em 2015, percebi que nossos pioneiros estavam perdendo o que tinham de mais importante: a visão e me comprometi que quando tivesse um mandato  iria trabalhar para que as pessoas voltassem a enxergar. É gratificante concretizar isso”, contou Jaqueline Cassol.

RECURSOS- A deputada destacou que, para o Projeto Visão em Vilhena, foram disponibilizados  R$ 2,4 milhões para a realização de duas fases. A segunda etapa será em fevereiro com mais 700 pacientes atendidos, o que totalizará 1,2 mil procedimentos para os moradores do Cone Sul.

“O Projeto Visão foi o primeiro recurso para a saúde que tive a oportunidade de disponibilizar esse ano. O que dá sentido ao meu mandato é esse tipo de ação, que atende o coletivo. Acredito que vamos zerar a fila e conseguir fazer ainda mais”, disse.

O prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês ressaltou a importância do Projeto Visão para a melhoria da qualidade de vida da população. “Esse mutirão está trazendo à normalidade à vida das pessoas. Sem enxergar não poiam nem ao menos andar na rua. A deputada acertou em cheio com esse projeto e só tenho a agradecer”, disse. “ “Propus um mandato transparente e participativo e ouvindo à população percebi que as pessoas esperam há anos pelas cirurgias. “Por isso, tenho investido na área para atender quem mais precisa”, contou Jaqueline Cassol.

VIDA NOVA- O aposentado Antônio Lopes, 69 anos, foi um dos primeiros pacientes a passar pelo procedimento. Ele conta que até ontem, data que fez a cirurgia, tinha muita dificuldade no dia a dia. “Agora melhorou 100%, posso ver até seu pensamento”, brincou.

O autônomo Nilson Viana, de 49 anos, também já estava com a visão do bastante comprometida e esperava há anos pela cirurgia corretiva. “Fazia muito tempo que eu estava esperando e graças a Deus e a esse programa consegui a cirurgia gratuita. Era meu maior sonho”, comemorou.

EM CACOAL- O Projeto Visão contempla também mutirão em Cacoal para  cirurgias de correção de catarata. Para isso, a deputada destinou mais de R$ 3,6 milhões para o Governo do Estado desenvolver a ação no Hospital Regional de Cacoal.  Nesta etapa, serão atendidos pacientes dos 28 municípios da macrorregião de Cacol que contempla região do Café, Zona da Mata e BR-429. 

Mais Sobre Saúde

Após denúncias, Simero e Cremero realizam fiscalização no Centro Obstétrico do HB e constatam diversas irregularidades

Após denúncias, Simero e Cremero realizam fiscalização no Centro Obstétrico do HB e constatam diversas irregularidades

O Sindicato Médico de Rondônia (Simero) e o Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) realizaram, nesta sexta-feira (10), fiscaliz

Semusa abre vacinação para outros públicos até 24 de julho

Semusa abre vacinação para outros públicos até 24 de julho

A partir de segunda-feira (13) a vacina contra a gripe estará disponível também para outros grupos, além daqueles previstos pelo Ministério da Saúde.

Moradores do Orgulho do Madeira serão vacinados na quinta-feira (9)

Moradores do Orgulho do Madeira serão vacinados na quinta-feira (9)

A prefeitura de Porto Velho, através da Secretária Municipal de Saúde (Semusa) vai realizar a terceira etapa de vacinação contra a Influenza H1N1 no R

SESI retoma atendimentos odontológicos de urgência e emergência

SESI retoma atendimentos odontológicos de urgência e emergência

O Serviço Social da Indústria (SESI), através da Coordenação de Segurança na Indústria (SSI), informa que retomará os atendimentos dos serviços de odo