Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Em seis meses João Paulo II atende mais de 26 mil pessoas


 
O Hospital e Pronto-Socorro Estadual João Paulo II (JPII) atendeu, de janeiro a junho, 26207 pessoas. Segundo dados da unidade a maioria dos serviços deveriam ser feitos pelos municípios. Do total, 15.891 pessoas procuraram o hospital para consultas ambulatoriais, consideradas de baixa complexidade. A unidade estadual de urgência e emergência recebe pacientes de Porto Velho e os 51 municípios do interior. Os números mostram a falta de atendimento básico em saúde.

"O número de atendimentos ambulatoriais representa 60,63% dos serviços gerais do pronto-socorro, essa porcentagem é considerada altíssima, pois a unidade é responsável pelos atendimentos de urgência e emergência. O trabalho ambulatorial deve ser feito, por determinação do Ministério da Saúde, nos postos de saúde e policlínicas dos municípios. Essa sobrecarga, que não deveria ocorrer, faz que o JPII sempre trabalhe no limite", explicou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.

Como exemplo da falta de atendimento básico grande parte do atendimento ambulatorial são casos de virose e inalação. Pacientes com sintomas de febre e dores de cabeça devem ser atendidos nas policlínicas e postos municipais, pois em principio são obrigações da atenção básica. Muitas pessoas também procuram a unidade para realização de pequenas suturas ou a utilização de uma simples sonda.

Do total 22.049 foram provenientes da Capital - Porto Velho é o município que mais encaminha pacientes para o JPII. A afirmação pode ser constatada pelos números globais de serviços realizados pela unidade. Dos 26.207 atendimentos feitos em seis meses, 22.049 foram provenientes da Capital. O volume representa 84,13% do número dos serviços. No mesmo período os 51 municípios do interior encaminharam apenas 4.158 pacientes, 15,87% do total geral.

"Estamos atendendo a todos os casos, porém, não podemos deixar de observar que os municípios do interior e principalmente Porto Velho deveriam atender a população a contento. Se o JPII realizasse somente serviços de urgência e emergência, o atendimento à população, teria ainda melhor qualidade", afirmou o Marcus Amaral diretor geral do JPII.
 
JPII atendeu também 2.630 vítimas de acidentes de trânsito - O Hospital e Pronto-Socorro Estadual João Paulo II (JPII) é responsável por serviços de urgência e emergência. A unidade, como exemplo, atende vítimas da violência, queimaduras graves, intoxicação e agressões físicas. Nos seis primeiros meses do ano o JPII atendeu também 2.630 vítimas de acidentes de trânsito. A maioria dos casos ocorre nos finais de semana. Diferente dos números nacionais que apontam queda no volume de atendimento de vítimas de acidentes de trânsito após o início da vigência da "Lei Seca", em Porto Velho isso ainda não aconteceu.

No período de 10 de junho a 10 de julho, o JPII atendeu 502 pessoas acidentadas, a maioria, registrados nos finais de semana. No mesmo período em 2007 a unidade atendeu 401 pessoas vítimas do trânsito. No último mês de Junho, na quinta-feira (12) foram 06 atendimentos, na sexta-feira 14, no sábado 15 e no domingo 27. Na quinta-feira (19) seguinte foram atendidas 08 vítimas de acidentes, na sexta-feira 19, no sábado 31 e 17 no domingo. No dia 17, quinta-feira, a unidade atendeu 06 pessoas, na sexta-feira 13, no sábado 23 e no domingo 26. No mês de julho, na primeira quinta-feira (03), o JPII atendeu 16 acidentados, na sexta-feira 19, no sábado 23 e no domingo 32 pessoas.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com foco na saúde, Marcos Rocha entrega Clínica de Neurologia totalmente reformada

Com foco na saúde, Marcos Rocha entrega Clínica de Neurologia totalmente reformada

O governador Marcos Rocha entregou a nova Clínica de Neurologia do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho. A reforma faz parte do trabalh

Gestão Marcos Rocha fortalece atendimentos em saúde com reforma do Cemetron

Gestão Marcos Rocha fortalece atendimentos em saúde com reforma do Cemetron

As ações desenvolvidas pelo governador Marcos Rocha, voltadas às reformas estruturais, aquisição de equipamentos e ampliação de unidades hospitalare

Governo Marcos Rocha inicia reforma histórica e reestruturação no Pronto-Socorro João Paulo II

Governo Marcos Rocha inicia reforma histórica e reestruturação no Pronto-Socorro João Paulo II

Unidade que por décadas simbolizou o abandono da saúde pública, agora recebe investimentos, melhorias estruturais e reorganização no fluxo de atendi

Fiscalização semanal do TCE constata obras quase finalizadas na ala de neurologia do HB

Fiscalização semanal do TCE constata obras quase finalizadas na ala de neurologia do HB

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou, nesta sexta-feira (27/6), mais uma fiscalização no Hospital de Base Ary Pinheiro, em P

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)