Porto Velho (RO) domingo, 26 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Saúde

Em defesa da enfermagem, Mariana Carvalho destaca importância do piso nacional para a categoria


Ao lado Ministro da Saúde, Deputada defendeu a valorização dos profissionais da saúde - Gente de Opinião
Ao lado Ministro da Saúde, Deputada defendeu a valorização dos profissionais da saúde

A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana o Projeto de Lei 2564/20, que estabelece o piso salarial da enfermagem. Com o apoio da deputada federal Mariana Carvalho, a proposta foi acatada pelo plenário e agora segue para sanção presidencial. 

A medida estabelece como valor mínimo inicial para enfermeiros o salário de R$ 4.750, a ser pago em todo o território nacional pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, o piso será proporcional: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% do valor para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

Mariana Carvalho explica que o projeto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.

A deputada afirma que os profissionais da saúde são indispensáveis para o desenvolvimento social do Brasil e, por isso, precisam ser valorizados. Ela avalia que o piso nacional é uma grande  conquista, resultado de uma luta antiga da enfermagem e das outras profissões do setor de saúde, como parteiras, auxiliares e técnicos de enfermagem. 

“A aprovação de um piso nacional para essas categorias faz justiça a esses milhares de profissionais, que sempre demonstraram seu amor à profissão e às pessoas. Um trabalho que salva vidas e que na pandemia mostrou para todos o quanto é essencial”, ressaltou Mariana Carvalho.

Conforme destacou, essas são categorias que trabalham em atividades muitas vezes insalubres, de alta rotatividade, e que geram muito estresse. “Formada principalmente por mulheres. Elas são cerca de 80% dos mais de 1 milhão e 400 mil profissionais”, pontuou. 

REUNIÃO COM O MINISTRO DA SAÚDE

A deputada participou da votação na Câmara, onde votou a favor do piso, e em seguida se reuniu com o ministro da Saúde, Dr. Marcelo Queiroga, na sede do Ministério, em Brasília, onde acompanhou a apuração do resultado da votação. 

“Como médica, assim como o nosso Ministro Queiroga, reconheço que a nossa atividade não seria possível sem a atividade de enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras. Deixo também meu reconhecimento ao ministro por sempre pensar no fortalecimento do SUS e na valorização desses profissionais”, disse. 

Para Queiroga, a valorização profissional é fundamental para fortalecer o Sistema Único de Saúde. “A enfermagem desempenha um papel extraordinário e todas as ações que venham para valorizar a categoria são bem vindas. Buscando a resolução da questão orçamentária estaremos todos unidos nessa causa”, apontou o ministro em vídeo ao lado da deputada.

Mais Sobre Saúde

Sejus abre Processo Seletivo para contratação temporária de profissionais da área da Saúde

Sejus abre Processo Seletivo para contratação temporária de profissionais da área da Saúde

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus publicou no Diário Oficial Edição Suplementar 118.2, de 24 de junho de 20

Rondônia e mais 16 estados brasileiros estão com indícios de crescimento na tendência de SRAG

Rondônia e mais 16 estados brasileiros estão com indícios de crescimento na tendência de SRAG

Estudo realizado pela FIOCRUZ mostra que os casos de covid-19 continuam crescendo no país, desde meados de abril, e já respondem por 71,2% das ocorr

Governo de Rondônia abre processo seletivo para contratação temporária de médicos

Governo de Rondônia abre processo seletivo para contratação temporária de médicos

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, abre Processo Seletivo para contratação temporária de profissionais da saú