Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

EDUCAÇÃO MÉDICA: Especialista da USP elogia programa do Cremero



O projeto Educação Médica Continuada, voltado para capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais de medicina realizou na sexta e sábado (03,04/12) o seu oitavo modulo. Ginecologia e obstetrícia foram os temas deste módulo. O Curso de Educação Médica Continuada é uma promoção do Conselho Regional de Medicina (Cremero) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), para manter a classe médica de Rondônia atualizada e em sintonia com os avanços da área.

O médico especialista Eduardo Borges da Fonseca, diretor-técnico do Serviço de Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e presidente da Comissão de Medicina Fetal da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) foi o palestrante deste módulo.

Pela quarta vez em Rondônia, ele acha importante esse programa de educação continuada oferecido, já que, segundo ele, o médico não tem tempo de buscar essas informações no dia-a-dia. Então, cabe às grandes associações como o CRM, trazer profissionais pra discutir problemas locais e buscar soluções.

Ele lembrou ainda que atualmente existe um medo generalizado da classe medica brasileira de ser processada e, por conta disso vive-se a política do “vamos preencher tudo no prontuário que é a nossa defesa”. Ainda segundo Eduardo da Fonseca, o que deveria constar no prontuário seria a análise de todos os parâmetros em defesa do paciente e não em defesa do médico. “Essa é a mensagem que eu gostaria de deixar não apenas para os médicos de Rondônia, mas do país todo que vive essa neurose, esse medo de processos”, disse.

Temas

Trombofilias adquiridas e hereditárias, aspectos atuais da prematuridade e síndromes hipertensivas foram alguns dos temas discutidos durante o encontro que contou com a participação de médicos da capital, do interior e acadêmicos do curso de medicina.

A médica Jeane de Oliveira, que atua na área de ginecologia/obstetrícia em Pimenta Bueno elogia a iniciativa do Cremero e faz uma observação. “Acho que o curso do Cremero extremamente importante e temos que reconhecer que realmente está oportunizando atualização. Só faço a observação de que o curso deveria ser levado para uma cidade na região mais central do Estado, para facilitar o acesso de todo mundo. Tem muita gente que não pode vir por causa da distância” observa.

Fonte: Ascom/Cremero

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Com o compromisso de garantir acesso digno e moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC),

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)