Quarta-feira, 18 de julho de 2012 - 11h04
Em meio à Semana Nacional de Promoção da Saúde do Homem, a prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde (Semusa), alerta a classe masculina para as doenças mais freqüentes e que acometem homens na faixa etária de 30 a 65 anos. Segundo a coordenadora de Saúde do Homem, Maria do Carmo Lacerda, diferente das mulheres que realizam com freqüência exames preventivos, os homens ainda não adotaram esta cultura, comparecendo apenas quando sentem algum sintoma. “Muitas doenças poderiam ser diagnosticadas precocemente para um tratamento eficaz ou evitaria a evolução delas”, disse ela.
Maria do Carmo cita doenças como obesidade, doenças do coração, câncer de pênis e de próstata, doenças sexualmente transmissível (DST), tuberculose, hanseníase, tabagismo e alcoolismo, como as mais frequentes.
Hoje, segundo a coordenadora, a prefeitura vem trabalhando junto às unidades de Saúde da Família e à comunidade ações que visam à promoção da saúde do homem. “Realizamos palestras, seminários, dia de cuidados, campanhas e outras alertando para esta necessidade de cuidar da saúde. Segundo a organização mundial de Saúde, os homens vivem menos que as mulheres, sejam por doenças ou por acidentes de trânsito. E no caso das doenças que podemos evitar ou tratar, basta se criar este hábito de ir ao médico pelo menos duas vezes ao ano”, disse ela.
Campanha
A Semusa está realizando na Policlínica Adelino da Silva, no bairro Ulisses Guimarães, uma campanha durante toda semana, com o objetivo de divulgar sobre os programas e serviços voltados ao publico masculino existentes no Município, através de palestras, cartilhas, cartaz e folder.
Segundo a coordenadora do Niensus, Renata Pimentel, o objetivo da campanha é de qualificar as equipes de saúde da família, garantir ações e serviços de saúde que possam promover prevenir, garantir e recuperar a saúde da população masculina. “Além de garantimos o acesso ao público masculino, as equipes de saúde formada por médicos, enfermeiros e odontólogos vão atender e acolher o homem fazendo que ele se sinta integrado aos demais programas implantados na unidade de saúde. Essa ação pode ser considerada como a porta de entrada de um sistema de que tem como princípios a humanização e a qualidade, que implicam na promoção, reconhecimento e respeito à ética e aos direitos do homem”, concluiu Renata Pimentel.
Fonte: Janiele Viana
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO
O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port

ASSDACO reforça chamado para a campanha gratuita de prevenção ao câncer neste sábado, em Cacoal
No próximo sábado, dia 13 de dezembro, a Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza a última edição do ano das campanhas C

Em parceria inédita, Hospital Cooperar passa a realizar Hemodinâmica pelo SUS em Vilhena (RO)
Vilhena acaba de conquistar um avanço histórico na saúde. A partir de agora, o Hospital Cooperar passa a oferecer exames e procedimentos de Hemodinâ
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)