Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Durante semana nacional do Homem Semusa alerta para a prevenção


Em meio à Semana Nacional de Promoção da Saúde do Homem, a prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde (Semusa), alerta a classe masculina para as doenças mais freqüentes e que acometem homens na faixa etária de 30 a 65 anos. Segundo a coordenadora de Saúde do Homem, Maria do Carmo Lacerda, diferente das mulheres que realizam com freqüência exames preventivos, os homens ainda não adotaram esta cultura, comparecendo apenas quando sentem algum sintoma. “Muitas doenças poderiam ser diagnosticadas precocemente para um tratamento eficaz ou evitaria a evolução delas”, disse ela.

Maria do Carmo cita doenças como obesidade, doenças do coração, câncer de pênis e de próstata, doenças sexualmente transmissível (DST), tuberculose, hanseníase, tabagismo e alcoolismo, como as mais frequentes.

Hoje, segundo a coordenadora, a prefeitura vem trabalhando junto às unidades de Saúde da Família e à comunidade ações que visam à promoção da saúde do homem. “Realizamos palestras, seminários, dia de cuidados, campanhas e outras alertando para esta necessidade de cuidar da saúde. Segundo a organização mundial de Saúde, os homens vivem menos que as mulheres, sejam por doenças ou por acidentes de trânsito. E no caso das doenças que podemos evitar ou tratar, basta se criar este hábito de ir ao médico pelo menos duas vezes ao ano”, disse ela.

Campanha

A Semusa está realizando na Policlínica Adelino da Silva, no bairro Ulisses Guimarães, uma campanha durante toda semana, com o objetivo de divulgar sobre os programas e serviços voltados ao publico masculino existentes no Município, através de palestras, cartilhas, cartaz e folder.

Segundo a coordenadora do Niensus, Renata Pimentel, o objetivo da campanha é de qualificar as equipes de saúde da família, garantir ações e serviços de saúde que possam promover prevenir, garantir e recuperar a saúde da população masculina. “Além de garantimos o acesso ao público masculino, as equipes de saúde formada por médicos, enfermeiros e odontólogos vão atender e acolher o homem fazendo que ele se sinta integrado aos demais programas implantados na unidade de saúde. Essa ação pode ser considerada como a porta de entrada de um sistema de que tem como princípios a humanização e a qualidade, que implicam na promoção, reconhecimento e respeito à ética e aos direitos do homem”, concluiu Renata Pimentel.

Fonte: Janiele Viana 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TCE realiza fiscalizações em unidades de saúde de Cacoal

TCE realiza fiscalizações em unidades de saúde de Cacoal

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) deflagrou, esta semana, uma grande operação na área da saúde, em municípios da região Central do Estado e

Governo de RO investiu mais de 5 milhões em reformas estruturais no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Governo de RO investiu mais de 5 milhões em reformas estruturais no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Entre os anos de 2020 e 2024, o governo de Rondônia investiu o valor de R$ 5.608.983,25 milhões em obras estruturais no Hospital de Base Dr. Ary Pin

Transplante: Rondônia se une ao Acre e Amazonas para salvar vida

Transplante: Rondônia se une ao Acre e Amazonas para salvar vida

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou uma ação integrada realizada na segunda-feira (5) entre os estados do Amazonas, Rondônia e Acre que

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)