Domingo, 7 de julho de 2019 - 09h49

Completando o oitavo dia de
atendimento no Vale do Guaporé a bordo do barco hospital Walter Bártolo, os
voluntários do Doutores sem Fronteiras já realizaram mais de 2 mil atendimentos
médicos e odontológicos nas comunidades de Dolinda, Surpresa, Sagarana, Baía
das Onças e Ricardo Franco. No próximo dia 7, os voluntários retornam a Porto
Velho e seguem para a segunda etapa dos atendimentos.
De acordo com Caio Machado, dentista e presidente da ONG, os mais de 2 mil atendimentos totalizam, até o momento, um custo de R$ 1.616.500,00, levando em consideração os equipamentos utilizados e valor dos procedimentos. Lembrando que todos os serviços são realizados de forma gratuita às comunidades, contando com o apoio de diversos parceiros, entre eles o Governo de Rondônia, com o barco hospital e alimentação dos voluntários.
Entre os procedimentos odontológicos especializados realizados estão próteses, tratamento de canal, restauração, distribuição de kits de higiene bucal e ações de prevenção. Na área médica, são realizadas consultas oftalmológicas e doação de óculos, atendimentos ginecológicos e de obstetrícia, saúde da família, pequenos procedimentos, exames laboratoriais, ultrassom, entre outros
Nesta quinta e sexta, os voluntários atendem na comunidade de Sotério e, no sábado (6), em Barranquilla. O retorno para Guajará-Mirim será no dia 7 e, em seguida, equipe segue para a capital, onde profissionais que atuarão na segunda etapa já começam a chegar.
No dia 9, 48 voluntários seguem para a segunda etapa nas terras indígenas Sete de Setembro, Igarapé de Lourdes, Povos Arara e Uru-eu-wau-wau, com mais 15 dias de atuação, encerrando no dia 23 de julho..
A ONG
Criada em
2014, o Doutores Sem Fronteiras leva atendimento odontológico especializados e
atendimento médico básico a comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia
brasileira, em sua maioria localizadas em regiões de difícil acesso, onde o
atendimento público de saúde muitas vezes não chega.
Todo o trabalho é realizado de forma voluntária e sem interferir na cultura, religião e características sociais das comunidades atendidas.
DSF é a primeira ONG do mundo a realizar atendimentos odontológicos desse nível in loco, reabilitando de forma definitiva os pacientes atendidos, com tratamentos que, na rede particular, podem chegar ao custo de R$ 20 mil cada.
Somente no ano passado, foram mais de 13 mil procedimentos realizados em 11 localidades atendidas.

Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto

Novembro Azul: USF Três Marias realizou ação com grupos de motociclistas
Em uma iniciativa voltada à conscientização masculina sobre a prevenção do câncer de próstata, a Unidade de Saúde da Família (USF) Três Marias realizo

O governo de Rondônia promove, nesta terça-feira (25), uma manhã especial em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, com uma programação que

Organizado pelo Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR), com apoio do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA, a III Jornada de Psiquiatria d
Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)