Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Domingo de Fiscalização: TCE identifica melhora no atendimento em UPAs e Policlínicas de Porto Velho, mas falhas persistem


Domingo de Fiscalização: TCE identifica melhora no atendimento em UPAs e Policlínicas de Porto Velho, mas falhas persistem - Gente de Opinião

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou, neste domingo (16/3), uma nova fiscalização nas UPAs e nas Policlínicas Ana Adelaide e José Adelino, em Porto Velho. Todas as unidades de saúde são gerenciadas pelo município. O objetivo é melhorar o atendimento à população e as condições de trabalho dos profissionais de saúde.

Os auditores do TCE identificaram avanços importantes, com soluções para problemas apontados anteriormente. No entanto, ainda persistem falhas, como falta de insumos, medicamentos e problemas estruturais.

USUÁRIOS PERCEBEM MELHORIAS

Pacientes relatam mudanças positivas no atendimento. A dona de casa Mirian Oliveira lembra que antes a espera era longa e faltavam médicos. Na avaliação dela, o serviço mudou após as fiscalizações do TCE. “Só tenho a gratidão porque o atendimento melhorou muito”, disse após ser atendido na UPA da zona sul.

Outra usuária, Kellyane Gonçalves, levou o filho para atendimento médico na UPA da Zona Sul. “Fui bem atendido e foi super-rápido”, comentou.

IMPACTO TAMBÉM PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

O presidente do Conselho de Medicina de Rondônia (Cremero), Lucas Levi Sobral, acompanhou a fiscalização e destacou avanços após a atuação do TCE. “Observamos equipamentos novos, materiais disponíveis e laboratório em funcionamento. Houve realmente melhorias”, destacou.

A técnica de radiologia Angélica dos Santos reforça a importância da fiscalização: “Tudo o que é cobrado, funciona. Parabéns ao Tribunal. Vocês são nota 10”.

PRINCIPAIS PROBLEMAS IDENTIFICADOS

Apesar dos avanços, as equipes de auditoria identificaram, neste domingo, falhas estruturais, falta de insumos e necessidade de reforço no quadro de profissionais.

Na Policlínica José Adelino, há infiltrações e consultórios mal distribuídos. Os profissionais reclamam da alimentação e da necessidade de mais médicos, principalmente nos períodos críticos. 

Na Policlínica Ana Adelaide, os auditores identificaram escassez de luvas e medicamentos básicos.

A UPA da Zona Sul opera de forma satisfatória, com destaque para limpeza e organização, mas precisa melhorar a gestão de resíduos, atualmente descartados na rede de esgoto comum.

Já na UPA da Zona Leste, exames e regulação melhoraram, mas ainda faltam insumos essenciais, como luvas. Além disso, a unidade passará por reforma.

Os problemas foram registrados em relatório e direcionados à gestão municipal, que têm cinco dias para apresentar providências.

FISCALIZAÇÃO TRAZ RESULTADOS PARA CIDADÃO

Os servidores do TCE-RO destacam a satisfação de constatar o impacto positivo da fiscalização. “Planejamos a auditoria e, ao ver os resultados na prática, sentimos orgulho do nosso trabalho”, afirmou o auditor Paulo Lima.

Para o auditor Gustavo Lanis, a presença do Tribunal faz diferença: “As pessoas percebem a melhoria e se sentem valorizadas. Isso nos deixa felizes”.

O secretário-geral de controle externo do TCE-RO, Marcus Cézar Filho, ressalta que as fiscalizações contínuas geraram grandes avanços. “Há uma evolução significativa desde as primeiras ações, para que o serviço de saúde seja fornecido de maneira adequada no município”, completou.

GESTORES PODEM SER RESPONSABILIZADOS

O TCE de Rondônia reforça que a fiscalização tem caráter preventivo e corretivo. “Se os gestores não cumprirem as determinações no prazo, o Tribunal instaura processos de responsabilização, garantindo o devido processo legal”, alerta o presidente do Tribunal de Contas, Wilber Coimbra.

Se forem divulgadas irregularidades por ação ou omissão, as avaliações poderão ser aplicadas aos responsáveis. O TCE-RO continuará monitorando as unidades para verificar o cumprimento das recomendações.

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port

Gente de Opinião Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)