Quarta-feira, 30 de julho de 2008 - 15h30
As doenças cardiovasculares estão entre as que mais matam em Rondônia. A ingestão em excesso de álcool, sal e gordura, associada ao sedentarismo, contribui em mais de 90% para o surgimento das doenças. Quem alerta é o médico especialista em cardiologia José Wilson Cavalcante(foto), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
As mortes decorrentes de problemas no coração, segundo o médico, alcançam níveis alarmantes em todo o Brasil. "Na região Norte não é diferente". Para prevenir ou combater as doenças cardiovasculares, diz ele, é necessário que os hospitais públicos tenham o mínimo de condições de trabalho e aparelhagem específica, como o eletrocardiografo.
Professor titular e diretor clínico do Hospital Universitário da Ufam, José Wilson esteve em Porto Velho na última sexta-feira e no sábado promovendo palestra a médicos de todo o Estado no auditório do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero). O objetivo do curso, segundo ele, é habilitar o médico clínico geral a interpretar as alterações eletrocardiográficas mais freqüentes e correlacioná-las com dados clínicos do paciente, compreendendo os fundamentos da anatomia e fisiologia do coração.
O evento - 1o Curso de Eletrocardiografia Básica Aplicada a Clínica - iniciado na tarde de sexta-feira, é promovido pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia em parceria com o Conselho Federal de Medicina e a Ufam.
A presidente do Conselho, médica Inês Motta, explica que o curso é parte das atividades do Curso de Educação Médica Continuada, iniciado em março desse ano.
Fonte: Ascom/Cremero
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’
s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal
A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza, no dia 13 de dezembro, a última campanha preventiva contra o câncer de 2025.

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano
Final de ano é sinônimo de família reunida. Quando as férias escolares se juntam ao recesso de final de ano, o resultado é mais gente dentro de casa

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)