Sexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Doenças cardiovasculares matam mais em RO



ALERTA: Doenças do coração são as que mais matam em Rondônia, diz o cardiologista Wilson

As doenças cardiovasculares estão entre as que mais matam em Rondônia. A ingestão em excesso de álcool, sal e gordura, associada ao sedentarismo, contribui em mais de 90% para o surgimento das doenças. Quem alerta é o médico especialista em cardiologia José Wilson Cavalcante(foto), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

 

As mortes decorrentes de problemas no coração, segundo o médico, alcançam níveis alarmantes em todo o Brasil. "Na região Norte não é diferente". Para prevenir ou combater as doenças cardiovasculares, diz ele, é necessário que os hospitais públicos tenham o mínimo de condições de trabalho e aparelhagem específica, como o eletrocardiografo.

 

Professor titular e diretor clínico do Hospital Universitário da Ufam, José Wilson esteve em Porto Velho na última sexta-feira e no sábado promovendo palestra a médicos de todo o Estado no auditório do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero). O objetivo do curso, segundo ele, é habilitar o médico clínico geral a interpretar as alterações eletrocardiográficas mais freqüentes e correlacioná-las com dados clínicos do paciente, compreendendo os fundamentos da anatomia e fisiologia do coração.

 

O evento - 1o Curso de Eletrocardiografia Básica Aplicada a Clínica - iniciado na tarde de sexta-feira, é promovido pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia em parceria com o Conselho Federal de Medicina e a Ufam.

 

A presidente do Conselho, médica Inês Motta, explica que o curso é parte das atividades do Curso de Educação Médica Continuada, iniciado em março desse ano.

 

Fonte: Ascom/Cremero

Gente de OpiniãoSexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios

Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios

Entre 2019 e 2024, o governo de Rondônia aumentou os repasses financeiros aos 52 municípios do estado. Em 2019, o total transferido foi de R$ 7.367.

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Os 52 municípios de Rondônia receberam em 2024 mais de R$ 142.7 milhões do governo de Rondônia para aplicar na saúde. Um aumento de 1.837,34%, em co

Prefeitura entrega 349 tablets para modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Porto Velho

Prefeitura entrega 349 tablets para modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Porto Velho

Com objetivo de melhorar a qualidade, agilidade e eficiência do trabalho nos atendimentos dos serviços de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, por meio

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informa que, na noite desta quarta-feira (14/05), foi registrado um sinistro envolvendo uma das

Gente de Opinião Sexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)