Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Doenças cardíacas são 1ª causa de morte no Brasil, dizem especialistas



Dados do Ministério da Saúde (MS), apresentados no final de semana pelos médicos especialistas José Wilson Cavalcante e Rovanda Guimarães, durante o Curso de Educação Médica Continuada realizado pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), mostram que, apesar dos avanços terapêuticos, as doenças cardíacas ainda são a 1ª causa de morte no Brasil.

Os especialistas, que ministraram curso sobre clínica médica, urgências cardiológicas e urgência e emergência cardiovascular, a médicos e acadêmicos de medicina da Capital e do interior, atribuíram o grande número de mortes por doenças cardiovasculares aos maus hábitos alimentares e ao excesso de consumo de bebidas, cigarros e até de drogas ilícitas. “A falta de exercício também contribui”, salientou Rovanda Guimarães.

Para Wilson Cavalcante, o brasileiro precisa mudar o estilo de vida. “Uma alimentação balanceada, atividades físicas, controle do peso e de doenças crônicas, associados ao abandono do tabagismo e a redução do consumo de bebidas fará com que a população tenha cada vez menos problemas cardíacos”, reiterou.

Wilson alertou ainda para o aumento de problemas cardiovasculares entre os jovens. Segundo ele, o problema é resultado do consumo de drogas ilícitas. “Essas substâncias afetam o organismo e levam a doenças cardíacas”.

No curso, a abordagem do tema, com ênfase no Infarto do miocárdio, insuficiência respiratória, embolia pulmonar, hipertensão arterial grave, arritmias cardíacas e reanimação cardiopulmonar, foi feita de forma a orientar os clínicos gerais no atendimento aos doentes com esses problemas. “Centramos o curso no atendimento de urgência e emergência, com exposições sobre as diretrizes de 2009, e de reanimação, com recomendações referentes às diretrizes de 2005”, explicou Wilson Cavalcante.

O conhecimento das abordagens e da aplicação das medidas, segundo o especialista, contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras de doenças cardíacas, possibilitando a elaboração de programação de saúde na área de prevenção das doenças.

Muito elogiado em todo o Brasil, o Curso de Educação Médica resulta de parceria entre o Cremero, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Ufam (Universidade Federal do Amazonas).

A presidente do Cremero, Inês Motta, lembra que a parceria com o CFM e com a Ufam é um ganho para toda a classe médica do Estado, possibilitando ao Cremero oferecer aulas práticas e teóricas sobre os mais diversos temas, das mais diversas áreas da medicina contemporânea.

Fonte: Ascom/Cremero

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prevenção: fatores de risco modificáveis para câncer

Prevenção: fatores de risco modificáveis para câncer

Veja a entrevsita com a Dra. Gisele Almeida, oncologista:

Primeiro dia da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia lota anfiteatro e celebra o retorno do Dr. Itiro Shirakawa à Rondônia

Primeiro dia da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia lota anfiteatro e celebra o retorno do Dr. Itiro Shirakawa à Rondônia

O primeiro dia da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia começou com grande adesão do público e clima de entusiasmo no Anfiteatro Dra. Maria Silvia

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia inicia hoje

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia inicia hoje

O Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR) inicia hoje (17) as atividades da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia. O evento reúne especialistas de

Instituto Yduqs e IDOMED disponibilizam em Rondônia curso gratuito de letramento étnico-racial

Instituto Yduqs e IDOMED disponibilizam em Rondônia curso gratuito de letramento étnico-racial

No mês da Consciência Negra, o Instituto Yduqs e o IDOMED estão disponibilizando gratuitamente o curso de letramento étnico-racial, como parte do pr

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)