Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Diretor do CFM critica saúde pública em Rondônia



Após recente visita ao Acre, onde conheceu hospitais e o sistema de Saúde local, o conselheiro federal e diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran Gallo, fez comparação entre a política de saúde dos governos acreano e o rondoniense e concluiu que, em Rondônia, a Saúde padece por falta de gestão.

Ao participar do Encontro Norte e Centro Oeste dos Conselhos Regionais de Medicina, no último dia 26, no Acre, Gallo conheceu e elogiou o sistema de saúde acreano, afirmando que o Estado é uma vitrine de como se faz Saúde no Brasil. O comentário do médico foi reafirmado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que também esteve presente ao encontro.

“Fiquei surpreso com a situação da saúde pública do Acre. A classe médica é motivada e o governador Tião Viana, que também é médico, mostra que está ao lado da população”, observa Hiran Gallo. Segundo ele, quando o gestor público tem boas propostas, é possível fazer uma administração limpa, honesta e transparente.

“Nos meus 30 anos de medicina, o que percebo é que, em Rondônia, faltam planejamento e gestores capacitados, que tenham compromisso com a Saúde Pública”, reitera.

Numa análise à gestão do atual governo do Estado, Hiran Gallo afirmou que tem esperanças de que venham as melhorias prometidas, mas não escondeu sua decepção. “Já se passaram quase seis meses e a situação da saúde continua igual”. O conselheiro do CFM criticou ainda a forma como o executivo estadual exonerou o secretário de Saúde Alexandre Muller. “Soube que foi pelo blog. Se realmente foi assim, essa troca de secretários foi desrespeitosa e desmoralizadora”, asseverou.

Por outro lado, o médico tem expectativa de que o novo secretário, Orlando Ramires, que, segundo Hiran Gallo, é pessoa experiente, faça um planejamento que possibilite melhorias reais à saúde. “Primeiro temos que visitar centros que deram certo, como o Acre. Depois é traçar um plano de gestão, se não, não se faz nada”, declara.

Fonte: Cremero

Gente de OpiniãoSábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em pleno ponto facultativo, o TCE-RO vai a campo, encontra avanços e falhas em unidades de saúde de Porto Velho

Em pleno ponto facultativo, o TCE-RO vai a campo, encontra avanços e falhas em unidades de saúde de Porto Velho

Mesmo durante o ponto facultativo do feriado de Corpus Christi, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) esteve em campo, nesta sexta-fei

Governo de RO avança em operação de resgate do Barco Hospital Walter Bartolo no Rio Mamoré

Governo de RO avança em operação de resgate do Barco Hospital Walter Bartolo no Rio Mamoré

Segue a operação de resgate da Unidade de Saúde Social Fluvial Walter Bartolo, no Rio Mamoré, no município de Guajará-Mirim. O barco hospital, respo

ASSDACO comemora sucesso da campanha de prevenção contra o câncer em Costa Marques

ASSDACO comemora sucesso da campanha de prevenção contra o câncer em Costa Marques

No último final de semana, a equipe da Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) esteve no município de Costa Marques para mais u

Governador Marcos Rocha melhora o acesso a saúde pública com o Projeto de Telemedicina que já supera 12 mil atendimentos

Governador Marcos Rocha melhora o acesso a saúde pública com o Projeto de Telemedicina que já supera 12 mil atendimentos

O governador Marcos Rocha tem reafirmado o compromisso de sua gestão com a ampliação do acesso à saúde de qualidade para todos os rondonienses. Uma

Gente de Opinião Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)