Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Diretor do CFM critica saúde pública em Rondônia



Após recente visita ao Acre, onde conheceu hospitais e o sistema de Saúde local, o conselheiro federal e diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran Gallo, fez comparação entre a política de saúde dos governos acreano e o rondoniense e concluiu que, em Rondônia, a Saúde padece por falta de gestão.

Ao participar do Encontro Norte e Centro Oeste dos Conselhos Regionais de Medicina, no último dia 26, no Acre, Gallo conheceu e elogiou o sistema de saúde acreano, afirmando que o Estado é uma vitrine de como se faz Saúde no Brasil. O comentário do médico foi reafirmado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que também esteve presente ao encontro.

“Fiquei surpreso com a situação da saúde pública do Acre. A classe médica é motivada e o governador Tião Viana, que também é médico, mostra que está ao lado da população”, observa Hiran Gallo. Segundo ele, quando o gestor público tem boas propostas, é possível fazer uma administração limpa, honesta e transparente.

“Nos meus 30 anos de medicina, o que percebo é que, em Rondônia, faltam planejamento e gestores capacitados, que tenham compromisso com a Saúde Pública”, reitera.

Numa análise à gestão do atual governo do Estado, Hiran Gallo afirmou que tem esperanças de que venham as melhorias prometidas, mas não escondeu sua decepção. “Já se passaram quase seis meses e a situação da saúde continua igual”. O conselheiro do CFM criticou ainda a forma como o executivo estadual exonerou o secretário de Saúde Alexandre Muller. “Soube que foi pelo blog. Se realmente foi assim, essa troca de secretários foi desrespeitosa e desmoralizadora”, asseverou.

Por outro lado, o médico tem expectativa de que o novo secretário, Orlando Ramires, que, segundo Hiran Gallo, é pessoa experiente, faça um planejamento que possibilite melhorias reais à saúde. “Primeiro temos que visitar centros que deram certo, como o Acre. Depois é traçar um plano de gestão, se não, não se faz nada”, declara.

Fonte: Cremero

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho convoca mais de 160 profissionais para saúde municipal

Prefeitura de Porto Velho convoca mais de 160 profissionais para saúde municipal

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), publicou, nesta terça-feira (10), o edital de convocação de ma

Governo de RO reestrutura Hospital de Base e garante mais qualidade, segurança e cuidado ao paciente

Governo de RO reestrutura Hospital de Base e garante mais qualidade, segurança e cuidado ao paciente

Em 2025, o governo de Rondônia consolidou a maior reestruturação física e assistencial do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho, co

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)