Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Diretor do CFM critica saúde pública em Rondônia



Após recente visita ao Acre, onde conheceu hospitais e o sistema de Saúde local, o conselheiro federal e diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran Gallo, fez comparação entre a política de saúde dos governos acreano e o rondoniense e concluiu que, em Rondônia, a Saúde padece por falta de gestão.

Ao participar do Encontro Norte e Centro Oeste dos Conselhos Regionais de Medicina, no último dia 26, no Acre, Gallo conheceu e elogiou o sistema de saúde acreano, afirmando que o Estado é uma vitrine de como se faz Saúde no Brasil. O comentário do médico foi reafirmado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que também esteve presente ao encontro.

“Fiquei surpreso com a situação da saúde pública do Acre. A classe médica é motivada e o governador Tião Viana, que também é médico, mostra que está ao lado da população”, observa Hiran Gallo. Segundo ele, quando o gestor público tem boas propostas, é possível fazer uma administração limpa, honesta e transparente.

“Nos meus 30 anos de medicina, o que percebo é que, em Rondônia, faltam planejamento e gestores capacitados, que tenham compromisso com a Saúde Pública”, reitera.

Numa análise à gestão do atual governo do Estado, Hiran Gallo afirmou que tem esperanças de que venham as melhorias prometidas, mas não escondeu sua decepção. “Já se passaram quase seis meses e a situação da saúde continua igual”. O conselheiro do CFM criticou ainda a forma como o executivo estadual exonerou o secretário de Saúde Alexandre Muller. “Soube que foi pelo blog. Se realmente foi assim, essa troca de secretários foi desrespeitosa e desmoralizadora”, asseverou.

Por outro lado, o médico tem expectativa de que o novo secretário, Orlando Ramires, que, segundo Hiran Gallo, é pessoa experiente, faça um planejamento que possibilite melhorias reais à saúde. “Primeiro temos que visitar centros que deram certo, como o Acre. Depois é traçar um plano de gestão, se não, não se faz nada”, declara.

Fonte: Cremero

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Redução da mortalidade materno-neonatal: TCE e MPC lideram pacto que busca salvar vidas de mães e bebês em Porto Velho

Redução da mortalidade materno-neonatal: TCE e MPC lideram pacto que busca salvar vidas de mães e bebês em Porto Velho

Reduzir mortes evitáveis de gestantes e recém-nascidos e garantir um cuidado digno, seguro e oportuno às famílias de Porto Velho é um desafio urgente

Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho

Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho

Lançado em janeiro de 2025, o sistema tem como objetivo garantir mais agilidade, comodidade e segurança aos usuários, permitindo que os pacientes cons

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é parceiro na realização do Edital nº 01/2026, que abre inscrições para o

Operação Sorriso realiza cirurgias e transforma vidas de pacientes com fissuras labiopalatinas em Rondônia

Operação Sorriso realiza cirurgias e transforma vidas de pacientes com fissuras labiopalatinas em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência, acesso e qualidade de vida às pessoas com fissuras labiopalatinas em Rondônia, a Operação Sorriso, em parcer

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)