Quinta-feira, 22 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Diretor do CFM critica saúde pública em Rondônia



Após recente visita ao Acre, onde conheceu hospitais e o sistema de Saúde local, o conselheiro federal e diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran Gallo, fez comparação entre a política de saúde dos governos acreano e o rondoniense e concluiu que, em Rondônia, a Saúde padece por falta de gestão.

Ao participar do Encontro Norte e Centro Oeste dos Conselhos Regionais de Medicina, no último dia 26, no Acre, Gallo conheceu e elogiou o sistema de saúde acreano, afirmando que o Estado é uma vitrine de como se faz Saúde no Brasil. O comentário do médico foi reafirmado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que também esteve presente ao encontro.

“Fiquei surpreso com a situação da saúde pública do Acre. A classe médica é motivada e o governador Tião Viana, que também é médico, mostra que está ao lado da população”, observa Hiran Gallo. Segundo ele, quando o gestor público tem boas propostas, é possível fazer uma administração limpa, honesta e transparente.

“Nos meus 30 anos de medicina, o que percebo é que, em Rondônia, faltam planejamento e gestores capacitados, que tenham compromisso com a Saúde Pública”, reitera.

Numa análise à gestão do atual governo do Estado, Hiran Gallo afirmou que tem esperanças de que venham as melhorias prometidas, mas não escondeu sua decepção. “Já se passaram quase seis meses e a situação da saúde continua igual”. O conselheiro do CFM criticou ainda a forma como o executivo estadual exonerou o secretário de Saúde Alexandre Muller. “Soube que foi pelo blog. Se realmente foi assim, essa troca de secretários foi desrespeitosa e desmoralizadora”, asseverou.

Por outro lado, o médico tem expectativa de que o novo secretário, Orlando Ramires, que, segundo Hiran Gallo, é pessoa experiente, faça um planejamento que possibilite melhorias reais à saúde. “Primeiro temos que visitar centros que deram certo, como o Acre. Depois é traçar um plano de gestão, se não, não se faz nada”, declara.

Fonte: Cremero

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mês das Mães: Biolab Cast discute como o histórico familiar influencia a saúde do coração

Mês das Mães: Biolab Cast discute como o histórico familiar influencia a saúde do coração

Muitas doenças hereditárias passam despercebidas até que os sintomas se manifestem, às vezes de forma súbita e grave. Foi esse o tema do episódio es

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre o contrato com Hospital 9 de Julho

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre o contrato com Hospital 9 de Julho

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) esclarece que o contrato firmado com a unidade hospitalar 9 de Julho, em 2023, foi realizado por

Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios

Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios

Entre 2019 e 2024, o governo de Rondônia aumentou os repasses financeiros aos 52 municípios do estado. Em 2019, o total transferido foi de R$ 7.367.

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Os 52 municípios de Rondônia receberam em 2024 mais de R$ 142.7 milhões do governo de Rondônia para aplicar na saúde. Um aumento de 1.837,34%, em co

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)