Sexta-feira, 22 de janeiro de 2016 - 05h57
Após pedir ajuda à população para combater o mosquito Aedes aegypti, a presidenta Dilma Rousseff convocou ontem (21) os ministros da Saúde, Marcelo Castro, e da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para fazer um balanço das ações e traçar os próximos passos no enfrentamento ao mosquito, que transmite o vírus Zika, responsável pelo aumento dos casos de microcefalia no país.
A reunião, que não constava na agenda de Dilma, começou por volta de 17h30, no Palácio da Alvorada, e durou cerca de duas horas.
Também participaram os ministros da Casa Civil, Jaques Wagner; da Defesa, Aldo Rebelo; da Educação, Aloizio Mercadante; da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva; e da Justiça, José Eduardo Cardozo; além do secretário nacional da Defesa Civil, general Adriano Pereira Júnior, do comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, e de técnicos do governo.
Diante do surto de casos de microcefalia, especialmente no Nordeste, o governo criou, em novembro de 2015, um grupo de trabalho interministerial para tratar das parcerias com estados e municípios no combate ao Aedes aegypti, que também é transmissor da dengue e da chinkungunya.
No último dia 20, o Ministério da Saúde divulgou novo boletim epidemiológico sobre a microcefalia. Até agora, foram registrados 3.893 casos suspeitos de microcefalia ligados ao vírus Zika, registrados em 764 municípios de 21 unidades da federação.
A Região Nordeste lidera o número de casos, concentrando aproximadamente 90% das notificações, seguida do Sudeste (6%) e Centro-Oeste (4%). Pernambuco, com 1.306 casos suspeitos (33% do total), é o estado com o maior número de registros. Em seguida, estão a Paraíba, com 665 casos; a Bahia, com 496; e o Ceará, com 216. O Rio Grande do Norte tem 188 casos.
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)