Quarta-feira, 23 de julho de 2008 - 14h12
Diagnóstico precoce do câncer de mama pode evitar morte e aumentar em muito a chance de cura. O alerta é da médica especialista Hilka Flávia Barra do Espírito Santo, da Fundação Cecom, que no último final de semana ministrou palestra sobre o assunto a médicos ginecologistas, no Conselho Regional de Medicina de Rondônia, em Porto Velho.
A médica diz que o câncer de mama tem sido o principal responsável por óbito de câncer entre as brasileiras. Segundo ela, o acompanhamento de um especialista, a mamografia periódica e o auto exame podem garantir o diagnóstico precoce. Com este diagnóstico precoce, as possibilidades de cura são bem maiores.
Hilka Flávia explica que a primeira mamografia de base ou padrão deve ser feita quando a mulher está com idade entre 35 e 40 anos. No período entre 40 e 49 anos, a mulher deve fazer uma mamografia a cada dois anos ou de ano em ano, dependendo dos fatores de risco. Acima dos 49 anos, diz ela, é necessária uma mamografia a cada ano. A especialista informa que as estatísticas atestam que a maioria dos casos ocorre quando a mulher está na faixa etária de 40 a 50 anos.
As orientações, segundo a médica, devem ser dadas as mulheres pelos médicos ginecologistas, e aí está a importância do médico está bem instruído sobre o assunto. O tema foi exposto durante o terceiro módulo de ginecologia do Curso de Educação Médica Continuada, realizado pelo Cremero em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
O curso tratou de assuntos referentes a mastologia para o ginecologista, patologias benigna e maligna da mama e casos clínicos.
A presidente do Cremero, médica Inês Motta, elogiou a palestra e destacou a participação dos médicos no curso, dizendo que há uma abertura muito grande dos profissionais para a aprendizagem de novos métodos práticos. Os médicos estão aproveitado bem as palestras, faz valer a pena o esforço do Cremero, diz.
Fonte: Ascom/Cremero
Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho
Com o compromisso de garantir acesso digno e moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC),
Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto
O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac
O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do
Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina
Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re