Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Saúde

Diagnóstico precoce do câncer de mama pode evitar morte



Diagnóstico precoce do câncer de mama pode evitar morte e aumentar em muito a chance de cura. O alerta é da médica especialista Hilka Flávia Barra do Espírito Santo, da Fundação Cecom, que no último final de semana ministrou palestra sobre o assunto a médicos ginecologistas, no Conselho Regional de Medicina de Rondônia, em Porto Velho.

A médica diz que o câncer de mama tem sido o principal responsável por óbito de câncer entre as brasileiras. Segundo ela, o acompanhamento de um especialista, a mamografia periódica e o auto exame podem garantir o diagnóstico precoce. “Com este diagnóstico precoce, as possibilidades de cura são bem maiores”.

Hilka Flávia explica que a primeira mamografia de base ou padrão deve ser feita quando a mulher está com idade entre 35 e 40 anos. No período entre 40 e 49 anos, a mulher deve fazer uma mamografia a cada dois anos ou de ano em ano, dependendo dos fatores de risco. Acima dos 49 anos, diz ela, é necessária uma mamografia a cada ano. A especialista informa que as estatísticas atestam que a maioria dos casos ocorre quando a mulher está na faixa etária de 40 a 50 anos.

As orientações, segundo a médica, devem ser dadas as mulheres pelos médicos ginecologistas, ‘e aí está a importância do médico está bem instruído sobre o assunto’. O tema foi exposto durante o terceiro módulo de ginecologia do Curso de Educação Médica Continuada, realizado pelo Cremero em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O curso tratou de assuntos referentes a mastologia para o ginecologista, patologias benigna e maligna da mama e casos clínicos.

A presidente do Cremero, médica Inês Motta, elogiou a palestra e destacou a participação dos médicos no curso, dizendo que há uma abertura muito grande dos profissionais para a aprendizagem de novos métodos práticos. “Os médicos estão aproveitado bem as palestras, faz valer a pena o esforço do Cremero”, diz.

Fonte: Ascom/Cremero

Mais Sobre Saúde

Governo de  Rondônia irá apresentar o plano de retomada gradual de cirurgias em 30 dias

Governo de Rondônia irá apresentar o plano de retomada gradual de cirurgias em 30 dias

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), após a publicação do Decreto nº 26.134, de 17 de junho de 2021, que determin

Operação “Esvazia João Paulo II” transferiu 38 pacientes para outros hospitais neste final de semana, em Porto Velho

Operação “Esvazia João Paulo II” transferiu 38 pacientes para outros hospitais neste final de semana, em Porto Velho

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da saúde (Sesau) montou uma força-tarefa neste sábado (19) para desafogar o Pronto Socorro J

Barco Saúde conclui cronograma de atendimento e vacinação aos ribeirinhos

Barco Saúde conclui cronograma de atendimento e vacinação aos ribeirinhos

Cerca de 7 mil moradores da região ribeirinha foram atendidos com mais de 15 tipos de serviços e procedimentos médicos pela Prefeitura de Porto Velho