Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Diagnóstico precoce do câncer de mama pode evitar morte



Diagnóstico precoce do câncer de mama pode evitar morte e aumentar em muito a chance de cura. O alerta é da médica especialista Hilka Flávia Barra do Espírito Santo, da Fundação Cecom, que no último final de semana ministrou palestra sobre o assunto a médicos ginecologistas, no Conselho Regional de Medicina de Rondônia, em Porto Velho.

A médica diz que o câncer de mama tem sido o principal responsável por óbito de câncer entre as brasileiras. Segundo ela, o acompanhamento de um especialista, a mamografia periódica e o auto exame podem garantir o diagnóstico precoce. “Com este diagnóstico precoce, as possibilidades de cura são bem maiores”.

Hilka Flávia explica que a primeira mamografia de base ou padrão deve ser feita quando a mulher está com idade entre 35 e 40 anos. No período entre 40 e 49 anos, a mulher deve fazer uma mamografia a cada dois anos ou de ano em ano, dependendo dos fatores de risco. Acima dos 49 anos, diz ela, é necessária uma mamografia a cada ano. A especialista informa que as estatísticas atestam que a maioria dos casos ocorre quando a mulher está na faixa etária de 40 a 50 anos.

As orientações, segundo a médica, devem ser dadas as mulheres pelos médicos ginecologistas, ‘e aí está a importância do médico está bem instruído sobre o assunto’. O tema foi exposto durante o terceiro módulo de ginecologia do Curso de Educação Médica Continuada, realizado pelo Cremero em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O curso tratou de assuntos referentes a mastologia para o ginecologista, patologias benigna e maligna da mama e casos clínicos.

A presidente do Cremero, médica Inês Motta, elogiou a palestra e destacou a participação dos médicos no curso, dizendo que há uma abertura muito grande dos profissionais para a aprendizagem de novos métodos práticos. “Os médicos estão aproveitado bem as palestras, faz valer a pena o esforço do Cremero”, diz.

Fonte: Ascom/Cremero

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)