Quarta-feira, 23 de julho de 2008 - 14h12
Diagnóstico precoce do câncer de mama pode evitar morte e aumentar em muito a chance de cura. O alerta é da médica especialista Hilka Flávia Barra do Espírito Santo, da Fundação Cecom, que no último final de semana ministrou palestra sobre o assunto a médicos ginecologistas, no Conselho Regional de Medicina de Rondônia, em Porto Velho.
A médica diz que o câncer de mama tem sido o principal responsável por óbito de câncer entre as brasileiras. Segundo ela, o acompanhamento de um especialista, a mamografia periódica e o auto exame podem garantir o diagnóstico precoce. Com este diagnóstico precoce, as possibilidades de cura são bem maiores.
Hilka Flávia explica que a primeira mamografia de base ou padrão deve ser feita quando a mulher está com idade entre 35 e 40 anos. No período entre 40 e 49 anos, a mulher deve fazer uma mamografia a cada dois anos ou de ano em ano, dependendo dos fatores de risco. Acima dos 49 anos, diz ela, é necessária uma mamografia a cada ano. A especialista informa que as estatísticas atestam que a maioria dos casos ocorre quando a mulher está na faixa etária de 40 a 50 anos.
As orientações, segundo a médica, devem ser dadas as mulheres pelos médicos ginecologistas, e aí está a importância do médico está bem instruído sobre o assunto. O tema foi exposto durante o terceiro módulo de ginecologia do Curso de Educação Médica Continuada, realizado pelo Cremero em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
O curso tratou de assuntos referentes a mastologia para o ginecologista, patologias benigna e maligna da mama e casos clínicos.
A presidente do Cremero, médica Inês Motta, elogiou a palestra e destacou a participação dos médicos no curso, dizendo que há uma abertura muito grande dos profissionais para a aprendizagem de novos métodos práticos. Os médicos estão aproveitado bem as palestras, faz valer a pena o esforço do Cremero, diz.
Fonte: Ascom/Cremero
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas
Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO
O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)