Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Diabete, uma doença silenciosa



Aumento de apetite, vontade de urinar o tempo inteiro e algumas alterações visuais? Isso não é bom sinal, pois pode ser diabetes. Doença silenciosa que na maioria das vezes aparece sem mostrar muitos sintomas.

O pâncreas é o órgão produtor de insulina, que é o hormônio responsável pela utilização da glicose pelas células. Quando o órgão não consegue produzir a quantidade de insulina suficiente ou quando a insulina produzida não está agindo normalmente, os níveis de glicose no sangue aumentam e isso causa o Diabetes.

Existem alguns tipos mais comuns de diabetes. O tipo 1 é conhecido também como insulinodependente. Pacientes com esse tipo de diabetes necessitam de aplicação de injeções diárias de insulina, pois o seu corpo já não produz mais insulina ou a produção é pouca.

No diabetes tipo 2 o organismo produz insulina normalmente, mas o corpo se torna resistente à ação do hormônio e as taxas de açúcar no sangue se elevam. Esse tipo de diabetes atinge aproximadamente 90% dos diabéticos e é um mal silencioso.

Existe também o diabetes gestacional, onde as taxas de glicose do sangue durante a gravidez são elevadas, principalmente quando há um aumento efetivo de peso, mas os níveis de glicose voltam ao normal após o parto. É recomendado que mulheres que tiveram casos de diabetes gestacional façam controle das taxas nos anos posteriores à gravidez.

O professor de Biologia, Belarmino Roque, nunca teve nenhum sintoma, mas descobriu que era diabético aos 36 anos, ao fazer exames pré-operatórios. Ele afirma que antigamente mantinha um estilo de vida desregrado, com muito consumo de refrigerantes e doce, mas hoje se cuida mais. “Faço caminhada diariamente e também mudei todos meus hábitos alimentares”, comenta.

Para controlar os níveis glicêmicos é recomendado praticar exercícios regularmente e com orientação médica. Hidroginástica, caminhada, corrida e natação também ajudam a aliviar situações de estresse.

Fatores de risco do Diabetes:
Obesidade e sedentarismo;
Hipertensão Arterial;
Hereditariedade, antecedentes familiares;
Colesterol e Trglicérides Altos;
Problemas emocionais, estresse;
Doença cardiovascular ou cerebrovascular;

O que deve ser feito para prevenir o Diabetes
Controle dos níveis de colesterol e da pressão arterial;
Aumentar a ingestão de fibras;
Diminuir a ingestão de gorduras, especialmente as saturadas ;
Prática de atividades físicas regulares;
Diminuição do uso do tabaco e bebidas alcoólicas;

Fonte: Blog da Saúde

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Câncer de Próstata: o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos

Câncer de Próstata: o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos

Veja entrevista do Dr. Cid Scarpa, urologista:

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia inicia hoje

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia inicia hoje

O Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR) inicia hoje (17) as atividades da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia. O evento reúne especialistas de

Ação da ASSDACO mobiliza moradores de São Miguel do Guaporé no dia 29 de novembro

Ação da ASSDACO mobiliza moradores de São Miguel do Guaporé no dia 29 de novembro

Mais uma mobilização voltada à prevenção ao câncer e ao fortalecimento dos cuidados com a saúde acontece no final deste mês, dia 29 de novembro, em

A III Jornada de Psiquiatria de Rondônia recebe o renomado Dr. Itiro Shirakawa

A III Jornada de Psiquiatria de Rondônia recebe o renomado Dr. Itiro Shirakawa

O Núcleo de Psiquiatria de Rondônia, filiado à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), realiza entre os dias 17 e 19 de novembro a III Jornada de

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)