Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito terá evento


Dia 18 de novembro, será alusivo ao dia mundial em memória das vítimas do trânsito, que é realizado anualmente no terceiro domingo de novembro. A data foi instituída em 1993 por Road Peace, uma organização social do Reino Unido em prol das vítimas de acidentes rodoviários. A partir de então a Road Peace e as mais diversas organizações realizam atividades em todo o mundo.

Para lembrar a data a prefeitura de Porto Velho, por meio da secretaria municipal de Saúde e sua Coordenação de Doenças Não Transmissíveis/Dant/Dvea e o Núcleo de Educação em Saúde/Niemsus promoverá panfletagem durante o show gospel “Diante do Trono”, dia 02 de novembro, na Talismã. A ação terá a parceria de várias Igrejas evangélicas, sob coordenação do Detran.

A Dant/Dvea e o Niemsus se unirá à Coordenação de Educação no Trânsito/CET, do Detran e Semtran para a distribuição de balões, que simbolizarão as vítimas de acidentes de trânsito, e ao final do evento, entregarão sacolinhas, bonés squezzes e saquinhos de lixo para cerca de 2.000 participantes.

O Detran vai disponibilizar um vídeo de 3 min, com depoimentos de pessoas que perderam entes queridos no trânsito, que será apresentado entre as apresentações. A Semusa indicou duas pessoas para participarem deste vídeo, uma estagiária, aluna de enfermagem que perdeu o marido e uma diretora de USF, que perdeu um sobrinho.

Cor amarela

Como forma de evidenciar o dia mundial em memória a vítimas de trânsito a Semusa está solicitando que instituições, empresas, grandes comércios simbolizem durante o mês de novembro suas estruturas físicas, com a cor amarela (iluminação, faixas, etc).

Fonte: Meiry Santos

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO reestrutura Hospital de Base e garante mais qualidade, segurança e cuidado ao paciente

Governo de RO reestrutura Hospital de Base e garante mais qualidade, segurança e cuidado ao paciente

Em 2025, o governo de Rondônia consolidou a maior reestruturação física e assistencial do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho, co

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), referência regional no cuidado oncológico e na promoção da saúde preventiva, inicia

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)