Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Deputado Lazinho da Fetagro defende em lei a permissão das práticas populares de saúde no Estado


Deputado Lazinho da Fetagro defende em lei a permissão das práticas populares de saúde no Estado   - Gente de Opinião

O deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT) apresentou Projeto de lei nº 12/2019, estabelecendo no âmbito do Estado de Rondônia, permissão e reconhecimento das práticas populares de educação e saúde nas comunidades, como nova tecnologia de apoio complementar a saúde pública.

O deputado esclarece que a permissão e o reconhecimento das práticas populares de educação e saúde visam o atendimento das comunidades carentes do Estado, com vistas ao seu bem estar e a melhoria da qualidade de vida.

“Estas práticas tem por finalidade a promoção da saúde e a prevenção de doenças através de práticas que utilizam basicamente recursos e terapias naturais”, reforça o deputado.

Entre as modalidades terapêuticas adotadas nas práticas populares de educação e saúde estão: homeopatia popular, fitoterapia, terapia floral, acupuntura, massoterapia, hidroterapia, cromoterapia, aromaterapia, oligoterapia, geoterapia, quiropraxia, iridologia, hipnose, trofoterapia, naturologia, ortomolecular, ginástica terapêutica, terapias da respiração, reiki, constelação familiar, barras de acces, bioenergia e radiestesia.

De acordo com a proposta de lei, estas modalidades deverão ser desenvolvidas por profissionais devidamente habilitados e qualificados pelos respectivos órgãos de classe municipal, estadual ou federal. A lei também autoriza e reconhece o trabalho desenvolvido na área de educação e saúde pela Pastoral da Saúde, que em Rondônia atua há 28 anos, principalmente, na prevenção da saúde das comunidades mais pobres e afastadas dos grandes centros médicos.

Ao defender a aprovação da lei, o deputado argumenta que a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a homeopatia como terapia alternativa e complementar. E que o uso e a prática da “homeopatia por não médicos” e um direito adquirido pelas comunidades em geral, reconhecido pelo Código Brasileiro de Ocupações (CBO), numeração 322125.

Para o deputado, a aprovação desta lei é de relevância social, “pois os atendimentos abrangem as camadas mais carentes da sociedade rondoniana, pessoas que não tem acesso aos medicamentos industrializados e nem sempre são disponibilizados pelo SUS, além de que, visa a educação e prática de hábitos saudáveis com emprego de produtos naturais para recuperação e prevenção a saúde física, mental, ambiental e segurança alimentar, contribuindo assim, diretamente com o próprio SUS na prevenção de doenças”.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Câncer de Próstata: o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos

Câncer de Próstata: o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos

Veja entrevista do Dr. Cid Scarpa, urologista:

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia inicia hoje

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia inicia hoje

O Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR) inicia hoje (17) as atividades da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia. O evento reúne especialistas de

Ação da ASSDACO mobiliza moradores de São Miguel do Guaporé no dia 29 de novembro

Ação da ASSDACO mobiliza moradores de São Miguel do Guaporé no dia 29 de novembro

Mais uma mobilização voltada à prevenção ao câncer e ao fortalecimento dos cuidados com a saúde acontece no final deste mês, dia 29 de novembro, em

A III Jornada de Psiquiatria de Rondônia recebe o renomado Dr. Itiro Shirakawa

A III Jornada de Psiquiatria de Rondônia recebe o renomado Dr. Itiro Shirakawa

O Núcleo de Psiquiatria de Rondônia, filiado à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), realiza entre os dias 17 e 19 de novembro a III Jornada de

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)