Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Deputada Mariana Carvalho faz defesa de projetos que beneficiam enfermeiros e agentes de saúde


Deputada votou a favor de propostas que beneficiam os profissionais de saúde - Gente de Opinião
Deputada votou a favor de propostas que beneficiam os profissionais de saúde

Defensora da Saúde e uma das principais vozes em defesa dos profissionais de saúde no Congresso Nacional , a deputada federal Mariana Carvalho destacou a importância de matérias aprovadas pela Câmara a favor de categorias como enfermeiros e agentes de saúde.

A deputada foi favorável às propostas e afirma que a valorização dos profissionais é fundamental. “Uma forma de reconhecimento a um trabalho que faz toda diferença no dia a dia de cada brasileiro”. 

Uma das propostas aprovadas pelos deputados foi a Urgência para a apreciação do PL 2564/2020 que estabelece um salário mínimo inicial para enfermeiros no valor de R$ 4.750, que deve ser pago em todo o país por serviços de saúde públicos e privados.

“Agora, vamos trabalhar pela aprovação definitiva da proposta. Essa é uma questão de justiça com trabalhadores que são essenciais na vida de todos nós e que estiveram na linha de frente e foram protagonistas no enfrentamento à pandemia, sendo fundamentais ”, afirma a deputada. 

O PL está sendo debatido por um grupo de trabalho formado por parlamentares. O objetivo é aperfeiçoar o texto e indicar a fonte dos recursos para o pagamento do piso salarial. 

AGENTES DE SAÚDE

Mariana Carvalho destacou ainda a importância dos Agentes de Saúde e de Combate a Endemias, que tiveram aprovada pelo plenário da Câmara a PEC 22/11, que que garante um piso salarial nacional de dois salários mínimos 

(equivalente hoje a R$ 2.424). O texto aprovado garante também adicional de insalubridade e aposentadoria especial devido aos riscos inerentes às funções desempenhadas.

De acordo com a proposta, os estados, o Distrito Federal e os municípios deverão estabelecer outras vantagens, incentivos, auxílios, gratificações e indenizações, a fim de valorizar o trabalho desses profissionais.

“São os agentes de saúde que ajudam os moradores de cada bairro, de cada rua, a obterem atendimento nos postos e que estão em contato direito com cada família, acompanhando pessoas com deficiência, idosos, crianças e portadores das mais diversas comorbidades”, afirmou a deputada. 

Mariana ressalta que por serem peças fundamentais para o Sistema de Saúde, os agentes merecem reconhecimento. “Um piso salarial mais justo é uma das formas de valorizarmos esses profissionais, assim como os seus colegas agentes de combate a endemias que ajudam a população no combate a doenças como a dengue, a chikungunya e tantas outras. ACSs e ACEs de Rondônia e do Brasil, meu respeito a todos vocês”.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ação pelo Dia da Mulher soma mais de 700 atendimentos em Porto Velho

Ação pelo Dia da Mulher soma mais de 700 atendimentos em Porto Velho

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo (8), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sem

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho

A vacina contra a influenza está disponível para toda a população de Porto Velho a partir desta segunda-feira, 2 de março, conforme as diretrizes do M

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Neste sábado (28), Luana Wasczuk chegou cedo ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva. Ela soube pela imprensa da ação em Porto Vel

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

A vacina contra Mpox está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O imunizante não

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)