Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Dengue tipo 4 ameaça o estado do Acre e ministro prepara força-tarefa



Depois de confirmados ao menos três casos de dengue tipo 4 em Boa Vista, capital de Roraima, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, está estruturando uma ação conjunta, que inclui também os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, para controlar a multiplicação da doença pelo país. Uma das idéias, entre outras futuras determinações, é utilizar o Exército para combater a dengue na região da fronteira entre Brasil e Venezuela.

Desde o fim de junho, as secretarias estadual (Rorai-ma) e municipal (Boa Vista) reforçaram uma séries de ações, como aplicação de inseticidas e larvicidas nas áreas próximas de onde foram registrados os casos, para tentar conter a dispersão de mosquitos infectados. Os agentes comunitários foram mobilizados e realizam mutirões de limpeza e mobilização da comunidade.

Há 28 anos, a dengue tipo 4 não circulava pelo país. De acordo com o Ministério da Saúde, os outros três sorotipos virais (1, 2 e 3) estão presentes de forma heterogênea por todos os estados. O infectologista Bruno Vaz esclarece que os sintomas e tratamento para as quatro variações de dengue são os mesmos. Mas alerta: “a presença do vírus tipo 4 aumenta a probabilidade de uma pessoa se infectar novamente, podendo contrair a forma mais grave da doença, a hemorrágica”.

A dengue hemorrágica, que ocorre apenas em casos bem específicos, é mais agressiva e pode levar à morte. No primeiro semestre deste ano, 788.809 casos de dengue foram registrados no país. Em Minas Gerais, segundo estado com maior número de ocorrências - atrás apenas de São Paulo - 26 pessoas perderam a vida por causa da dengue hemorrágica. Ao todo, 182 pessoas morreram de dengue este ano.

A proximidade do verão agrava mais a situação, já que é uma época de chuvas, o que facilita a proliferação dos mosquitos. De acordo com o ministro José Gomes Temporão, o país está preparado para enfrentar a circulação do vírus tipo 4 no próximo verão. O Ministério da Saúde vem investindo mais de R$ 1 bilhão no combate à dengue.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, acredita que as atividades de prevenção da dengue devem ser intensificadas independente da situação epidemiológica atual. Para Ziulkoski, atividades como o envolvimento e esclarecimento da população sobre prevenção podem reduzir a ocorrência de casos graves e de óbitos no país.

Fonte: A Gazeta com informações do jornal Correio Braziliense


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), referência regional no cuidado oncológico e na promoção da saúde preventiva, inicia

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

O Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Julio Perez Antelo, recebeu no sábado, 24, o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), avaliação

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)