Terça-feira, 14 de outubro de 2008 - 07h09
Mariana Jungmann
Agência Brasil
Brasília - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou ontem (13) o repasse de mais de R$ 1 bilhão para o combate à dengue a partir do próximo verão.
A verba será dividida entre o orçamento do Teto Financeiro de Vigilância em Saúde (TFVS), que no próximo ano deverá atingir R$ 740,2 milhões, uma campanha publicitária de esclarecimento, gastos com estrutura nos estados e municípios, incluindo compra de veículos e equipamentos, inseticidas e recursos humanos.
Apesar de a maior parte do dinheiro ser destinada ao combate à dengue, o fundo também destina recursos à vigilância de outras doenças. Em coletiva, o ministro explicou que a estratégia de combate à doença deverá mobilizar estados, municípios, Forças Armadas e sociedade civil. O objetivo, segundo ele, é exterminar o mosquito vetor, Aedes aegypti.
"Para mim, é importante a conscientização política de que apenas com uma grande mobilização nós vamos conseguir combater a doença", avaliou Temporão.
Para garantir que todos farão a sua parte, o ministro ressaltou que as leis municipais e estaduais serão acionadas para fiscalizar e autuar estabelecimentos comerciais que deixem de cuidar da água parada. "Eu estimularia fortemente os empresários de médio e grande porte para que se mobilizem no combate", avisou o ministro.
Até agosto deste ano, 212 pessoas morreram de dengue no país. Em todo o ano passado, foram 157 mortes. Entre janeiro a agosto deste ano, o país apresentou 42,7% a mais de casos em comparação com o mesmo período do ano passado. "Esses números estão totalmente fora de qualquer parâmetro do que seria razoável", avaliou Temporão.
Uma das preocupações do ministro é com a transição dos governo municipais. Por isso, segundo ele, os governos estaduais estão sendo acionados para fiscalizarem e estimularem os novos prefeitos a dar continuidade nas ações de combate.
Uma equipe interministerial incluindo pastas como a Educação, Integração Nacional, Cidades, Turismo, Justiça, Defesa, entre outras, também está trabalhando em ações conjuntas.
Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Ação integrada entre as três esferas de governo intensifica vigilância de vírus respiratórios em RO
Rondônia recebe, de 16 a 20 de março, em Porto Velho, uma visita técnica voltada ao aprimoramento da vigilância dos vírus respiratórios, com a parti

Porto Velho inova na prevenção do câncer do colo do útero
A Prefeitura de Porto Velho, por meio do prefeito Léo Moraes, anunciou a oferta gratuita do teste de DNA do HPV em toda a rede municipal de saúde a

Diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas das doenças silenciosas que podem ser evitadas a partir de um diagnóstico precoce. A atenção ao

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, no dia 14 de março, uma importante ação de responsabilidade social com a realização do Pr
Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)