Terça-feira, 14 de outubro de 2008 - 07h09
Mariana Jungmann
Agência Brasil
Brasília - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou ontem (13) o repasse de mais de R$ 1 bilhão para o combate à dengue a partir do próximo verão.
A verba será dividida entre o orçamento do Teto Financeiro de Vigilância em Saúde (TFVS), que no próximo ano deverá atingir R$ 740,2 milhões, uma campanha publicitária de esclarecimento, gastos com estrutura nos estados e municípios, incluindo compra de veículos e equipamentos, inseticidas e recursos humanos.
Apesar de a maior parte do dinheiro ser destinada ao combate à dengue, o fundo também destina recursos à vigilância de outras doenças. Em coletiva, o ministro explicou que a estratégia de combate à doença deverá mobilizar estados, municípios, Forças Armadas e sociedade civil. O objetivo, segundo ele, é exterminar o mosquito vetor, Aedes aegypti.
"Para mim, é importante a conscientização política de que apenas com uma grande mobilização nós vamos conseguir combater a doença", avaliou Temporão.
Para garantir que todos farão a sua parte, o ministro ressaltou que as leis municipais e estaduais serão acionadas para fiscalizar e autuar estabelecimentos comerciais que deixem de cuidar da água parada. "Eu estimularia fortemente os empresários de médio e grande porte para que se mobilizem no combate", avisou o ministro.
Até agosto deste ano, 212 pessoas morreram de dengue no país. Em todo o ano passado, foram 157 mortes. Entre janeiro a agosto deste ano, o país apresentou 42,7% a mais de casos em comparação com o mesmo período do ano passado. "Esses números estão totalmente fora de qualquer parâmetro do que seria razoável", avaliou Temporão.
Uma das preocupações do ministro é com a transição dos governo municipais. Por isso, segundo ele, os governos estaduais estão sendo acionados para fiscalizarem e estimularem os novos prefeitos a dar continuidade nas ações de combate.
Uma equipe interministerial incluindo pastas como a Educação, Integração Nacional, Cidades, Turismo, Justiça, Defesa, entre outras, também está trabalhando em ações conjuntas.
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)