Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Dengue: Semusa promove ações entre a população apenada



 A secretaria municipal de Saúde (Semusa) através do Núcleo de Educação em Saúde promoveu no mês de novembro a segunda etapa das ações de educação e promoção à saúde do apenado. Ações realizadas pela Associação Cultural de Desenvolvimento do Apenado-ACUDA, com palestras educativas voltadas para a Saúde do Homem e sobre a dengue, com a distribuição de folder informativo. A Semusa disponibilizou uma equipe de profissionais da saúde e materiais para distribuição entre os presos com orientações e informações sobre o agravo.

Neste período a secretaria intensifica as ações de combate a dengue no meio prisional, pois nas regiões de clima tropical, as condições do meio-ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, seu principal transmissor. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos. As palestras sobre dengue são medidas de prevenção para os apenados, com ações de sensibilização e informação.

A enfermeira Gelzirlane do Nascimento, que está coordenando as atividades, informou que durante as ações educativas foram abordados os temas, tabagismo, alcoolismo, hepatites virais, planejamento familiar entre outros, com as ações trabalhadas através das dinâmicas educativas que contou com a adesão dos apenados envolvidos nas atividades. “A saúde é um direito de todos independente da raça, cor ou qualquer outro tipo de distinção e esta clientela ainda é muito carente no que diz respeito à atenção a saúde, por ser uma população que vive em aglomerados, dentro dos presídios. Esta clientela é considerada de risco para as doenças infecto-contagiosas, porque está exposta às outras doenças relacionadas ao convívio de grupos, e assim se faz necessária a adoção de medidas preventivas para contribuir com a diminuição dos casos das doenças neste grupo” – disse o secretário da Semusa Williames Pimentel.

Fonte: Aurimar Lima
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transplante de pele é realizado em paciente com queimaduras graves no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Transplante de pele é realizado em paciente com queimaduras graves no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

O governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (1º), pela quarta vez, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, um transplante de pele

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza, no dia 13 de dezembro, a última campanha preventiva contra o câncer de 2025.

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano

Final de ano é sinônimo de família reunida. Quando as férias escolares se juntam ao recesso de final de ano, o resultado é mais gente dentro de casa

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)