Quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012 - 07h16
Começou ontem, segunda-feira, 06, pela manhã, e vai até o dia 17 de fevereiro, o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação de larvas do mosquito Aedes Aegypt (LIRA). Coordenado pelo Centro de Zoonoses (CCZ), ligado à secretaria municipal de Saúde (Semusa), o levantamento será feito em todos os bairros da capital para averiguar se aumentou ou diminuiu os focos das larvas do mosquito transmissor da dengue. No levantamento estão envolvidos 72 agentes de combate a epidemias. Nesta segunda a ação iniciou pelos bairros Ronaldo Aragão, Cascalheira, Industrial, Nacional, Cidade Nova e Aeroclube.
Segundo a assessora Técnica de Combate à Dengue e à Febre Amarela do CCZ, Célia Gonçalves, os quarteirões onde serão feitos o levantamento foram escolhidos por sorteio, pelo sistema do Ministério da Saúde. “Após as visitas nas residências, as larvas encontradas e coletadas serão analisadas no laboratório de etimologia, para saber se é da dengue ou não”, ressaltou.
No último Lira realizado no ano passado, Porto Velho teve um índice de infestação predial de 5,5 considerado um alerta para a epidemia da doença. Para evitar que esse número cresça este ano, a assessora técnica explica que depois da conclusão do levantamento, novas ações de tratamento com larvacida e eliminação de criadouros serão feitas onde se encontrou os maiores focos de dengue.
Durante o ano, serão realizados quatro Lira’s. A segunda etapa acontecerá em abril, e a última encerra no dia 11 de outubro.
Fonte: Luziane Ximenes
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’
s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal
A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza, no dia 13 de dezembro, a última campanha preventiva contra o câncer de 2025.

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano
Final de ano é sinônimo de família reunida. Quando as férias escolares se juntam ao recesso de final de ano, o resultado é mais gente dentro de casa

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)