Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Daniela pede envolvimento no combate ao câncer de mama


Com intuito de criar um envolvimento maior da sociedade  nas campanhas de prevenção ao câncer de mama – são cerca de 20 casos registrados por ano em Rondônia – e incentivo à amamentação, foi realizada hoje (29), sessão especial, a pedido da deputada Daniela Amorim (PTB), na Assembléia Legislativa.

Para a deputada, a sessão teve a intenção de ajudar todas as instituições – governo e a sociedade organizada – na conscientização da mulher a adotar medidas simples e segura – como fazer os exames preventivos periodicamente para evitar o câncer de mama -, e praticar o aleitamento materno.

O papel do Poder Legislativo, segundo Daniela Amorim, vai além da conscientização, com novas políticas públicas orientadas para a mulher, em decorrência dos dados apresentados pelo médico Amado Rahhal, diretor do Hospital de Base. Segundo ele, do universo feminino no Estado, apenas 20% tem feito os exames preventivos com regularidade, o que tem redundado em cerca 20 casos novos. A doença tem atingido, segundo Rahhal, a faixa etária dos 17 aos 30 anos.

Esses dados, evidenciam a necessidade urgente de campanhas massivas em todos os municípios para a prática do exame preventivo, destaca a deputada, como forma de evitar o câncer de mama entre as mulheres.

Ainda no compromisso de colaborar na campanha, a deputada disse que vai pedir a cada um dos 52 prefeitos para se integrarem tanto na prevenção do câncer quanto no incentivo à amamentação.

Em Rondônia, segundo Rahhal, já tem um Banco de Leite, uma referência que pode se tornar uma rede para todas as localidades bastando apenas “um gesto de amor”, que é doação do leite.

Na campanha de incentivo ao aleitamento materno, as mulheres obtêm informações sobre a amamentação de que o leite humano garante o melhor crescimento e desenvolvimento do bebê, não existindo nenhum outro alimento capaz de substituí-lo, além de demonstrar afeto e propiciar mais saúde. Também traz vantagens para a mãe, como a redução sangramento pós-parto, de desenvolver anemia, câncer de mama e diabetes. 

Participaram do evento a primeira-dama do Estado, Ivone Cassol, a presidente da Uveron, Tânia Terezinha Pires, a presidente da Sociedade de Pediatria de Rondônia, médica Maria das Graças Guedes, o secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira, o diretor do Hospital de Base, Amado Rahhal, a vice-prefeita Cláudia Carvalho, representantes da Sociedade de Mastologia, regional Rondônia, Comunidade Santa Marcelina.

Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)