Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Curso internacional sobre Vírus Emergentes na Amazônia


As atividades envolverão instituições de renome mundial, como e o Instituto Pasteur a Fiocruz. O curso será ministrado, em Porto Velho , no Laboratório Central (Lacen) e no Instituto de Pesquisa em Patologias Tropicais (Ipepatro). A administração estadual, ainda está investindo aproximadamente 40 mil reais na adequação da unidade. O evento também é coordenado pelo Cepem, sob orientação do professor Luis Hildebrando Pereira da Silva.
“É uma honra para Rondônia realizar um curso de nível internacional, quando receberemos especialistas renomados. Isso é de grande importância, pois nosso foco está voltado para o futuro do Estado. Com a construção das hidrelétricas do Rio Madeira poderão ocorrer aumento de doenças viróticas conhecidas ou não. Precisamos nos precaver de forma efetiva, com profissionais capazes de orientar e conduzir medidas de contenção”, afirmou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.
Institutos internacionais - Os conferencistas serão pesquisadores e professores dos Institutos Pasteur de Paris, Lyon e Cayenne, pesquisadores do Center of Disease Control de Atlanta, USA e de instituições cientificas da Argentina e Uruguai. Pesquisadores brasileiros da Fiocruz, do Instituto Evandro Chagas, do Instituto Ludwig e de universidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Goiás também participam como conferencistas, tutores de grupo e auxiliares de ensino.
Segundo dados do Instituto Evandro Chagas, dos 400 arbovirus estimados na Amazônia, apenas a metade foi identificada. “A região norte possui grandes áreas de florestas sem nenhuma ocupação humana e que podem abrigar doenças viróticas, letais ao homem”, completou Milton Moreira.
Preferência para especialistas da região amazônica
O curso internacional de viroses emergentes oferecerá 24 vagas para especialistas em virologia ou microbiologia de 14 instituições brasileiras e 10 de outros paises da América do Sul. Os participantes terão que ter experiência de trabalho laboratorial, em universidades ou centros de pesquisas. O curso será ministrado em inglês. Haverá preferência para representantes da região amazônica. Para a realização do curso, o governo de Rondônia conta com a parceria de instituições de pesquisa do Brasil e do exterior.
A programação envolve conferências, seminários, apresentação de trabalhos. Acontecem ainda atividades práticas em laboratório de isolamento e caracterização de vírus por técnicas sorológicas e moleculares. O curso será ministrado em regime de dedicação exclusiva. O curso abordará: ecossistemas, vírus e vetores, arbovirus, raiva canina e de morcego, Aids: situação atual de vacinas e tratamento, hepatites infecciosas e ecologia viral.
Para a realização do curso, o Estado está implantando no Lacen novos sistemas de exames como: cultivo celular e isolamento do vírus da Dengue, genotipagem de Hepatite C pela metodologia de PCR - biologia molecular e diagnóstico da raiva animal com o cultivo e realização do PCR, para o conhecimento das cepas circulantes no Estado.
O investimento estadual no Lacem possibilitará também a implantação de exames para a pesquisa da leishmaniose tegumentar e vetores transmissores. O laboratório central permanecerá como suporte em biologia molecular para pesquisa de outros agravos, de importância epidemiológica para o Estado.
Fonte: A/I SESAU - Decom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

O primeiro transplante ósseo da região Norte foi realizado nesta quarta-feira (17), em Rondônia, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, com objetivo

Prevenção da doença de Chagas é evidenciada em passeio ciclístico que reuniu mais de 600 pessoas, em Porto Velho

Prevenção da doença de Chagas é evidenciada em passeio ciclístico que reuniu mais de 600 pessoas, em Porto Velho

A 2ª edição do Passeio Ciclístico, promovido pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, v

Primeiro transplante ósseo da região Norte acontece no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, nesta terça-feira (16)

Primeiro transplante ósseo da região Norte acontece no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, nesta terça-feira (16)

Com o objetivo de atender pacientes que estão na fila de espera por enxertos ósseos, para correções de falhas de consolidações por traumas, o Govern

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)