Porto Velho (RO) segunda-feira, 17 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Saúde

Curso internacional sobre Vírus Emergentes na Amazônia


As atividades envolverão instituições de renome mundial, como e o Instituto Pasteur a Fiocruz. O curso será ministrado, em Porto Velho , no Laboratório Central (Lacen) e no Instituto de Pesquisa em Patologias Tropicais (Ipepatro). A administração estadual, ainda está investindo aproximadamente 40 mil reais na adequação da unidade. O evento também é coordenado pelo Cepem, sob orientação do professor Luis Hildebrando Pereira da Silva.
“É uma honra para Rondônia realizar um curso de nível internacional, quando receberemos especialistas renomados. Isso é de grande importância, pois nosso foco está voltado para o futuro do Estado. Com a construção das hidrelétricas do Rio Madeira poderão ocorrer aumento de doenças viróticas conhecidas ou não. Precisamos nos precaver de forma efetiva, com profissionais capazes de orientar e conduzir medidas de contenção”, afirmou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.
Institutos internacionais - Os conferencistas serão pesquisadores e professores dos Institutos Pasteur de Paris, Lyon e Cayenne, pesquisadores do Center of Disease Control de Atlanta, USA e de instituições cientificas da Argentina e Uruguai. Pesquisadores brasileiros da Fiocruz, do Instituto Evandro Chagas, do Instituto Ludwig e de universidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Goiás também participam como conferencistas, tutores de grupo e auxiliares de ensino.
Segundo dados do Instituto Evandro Chagas, dos 400 arbovirus estimados na Amazônia, apenas a metade foi identificada. “A região norte possui grandes áreas de florestas sem nenhuma ocupação humana e que podem abrigar doenças viróticas, letais ao homem”, completou Milton Moreira.
Preferência para especialistas da região amazônica
O curso internacional de viroses emergentes oferecerá 24 vagas para especialistas em virologia ou microbiologia de 14 instituições brasileiras e 10 de outros paises da América do Sul. Os participantes terão que ter experiência de trabalho laboratorial, em universidades ou centros de pesquisas. O curso será ministrado em inglês. Haverá preferência para representantes da região amazônica. Para a realização do curso, o governo de Rondônia conta com a parceria de instituições de pesquisa do Brasil e do exterior.
A programação envolve conferências, seminários, apresentação de trabalhos. Acontecem ainda atividades práticas em laboratório de isolamento e caracterização de vírus por técnicas sorológicas e moleculares. O curso será ministrado em regime de dedicação exclusiva. O curso abordará: ecossistemas, vírus e vetores, arbovirus, raiva canina e de morcego, Aids: situação atual de vacinas e tratamento, hepatites infecciosas e ecologia viral.
Para a realização do curso, o Estado está implantando no Lacen novos sistemas de exames como: cultivo celular e isolamento do vírus da Dengue, genotipagem de Hepatite C pela metodologia de PCR - biologia molecular e diagnóstico da raiva animal com o cultivo e realização do PCR, para o conhecimento das cepas circulantes no Estado.
O investimento estadual no Lacem possibilitará também a implantação de exames para a pesquisa da leishmaniose tegumentar e vetores transmissores. O laboratório central permanecerá como suporte em biologia molecular para pesquisa de outros agravos, de importância epidemiológica para o Estado.
Fonte: A/I SESAU - Decom

Mais Sobre Saúde

Segunda dose da Coronavac chega à população, que não deve deixar de se cadastrar no SASI

Segunda dose da Coronavac chega à população, que não deve deixar de se cadastrar no SASI

Beatriz Cortês, de 68 anos, tomou a primeira dose da Coronavac no início de abril. O retorno da aposentada estava previsto para o dia 29 do mesmo mês.

Município de Porto Velho faz campanha em alusão ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano

Município de Porto Velho faz campanha em alusão ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano

Para celebrar o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, que ocorre neste 19 de maio, a Prefeitura de Porto Velho realiza de 17 a 31 deste mês, uma cam