Sexta-feira, 7 de janeiro de 2011 - 15h38
Durante a Campanha para o governo de Rondônia, os cirurgiões-dentistas foram recebidos pelo então candidato Confúcio Moura, apresentaram reivindicações e propostas para a melhoria da saúde bucal do povo rodoniense. “Eleito, vamos juntos traçar metas para alcançar uma saúde bucal a contento”, prometera o então candidato.
Ontem à tarde o governador Confúcio Moura recebeu a comitiva do CRO-RO – Conselho Regional de Odontologia de Rondônia, representado pelo seu presidente cirurgião-dentista Luiz Fernando, o tesoureiro da entidade cirurgião-dentista Hailton Cavalcante e o membro da comissão de ética cirurgião-dentista Jose Marcelo.
O presidente do CRO-RO abordou assuntos sobre a fiscalização da Agência de Vigilância Sanitária que segundo ele, com um número de fiscais insuficientes não permite uma fiscalização mais próxima quanto a emissão de Alvarás a profissionais, não regular (inadimplentes) com o Conselho local assim como com CRO de outros Estados. Ele apresentou ao governador um quadro caótico quanto ao atendimento de média e alta complexidade. “No momento o atendimento não está funcionando de acordo com as necessidades. É necessária a reestruturação do setor”, garantiu.
Preocupado com a qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais da Odontologia, o cirurgião-dentista Luiz Fernando, apresentou sugestões ao governador para que sejam feitos convênios entre o Estado e a ABO-RO – Associação Brasileira de Odontologia, seção Rondônia, o CRO-RO – Conselho Regional de Odontologia de Rondônia, para capacitação dos profissionais. Outra questão apresentada foi quanto ao atendimento dos presidiários que buscam as Faculdades e a rede municipal. Estes, segundo o presidente do CRO-RO, não são locais adequados. Isto tem gerado abertura de Processo Ético e os profissionais não estão preparados para o atendimento.
Quanto ao atendimento buco-maxilo-facial o presidente pediu uma verdadeira reforma. O setor está sucateado. Pelo menos nos últimos oito anos. Tendo em vista a falta de instrumentais, os profissionais levam seus próprios materiais. Já foi feito um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta com a outra administração estadual que não cumpriu. Foi sugerido que estes profissionais estivessem como traumatologistas em seus contratos, devido a questões salariais.
Saúde em primeiro lugar
Sem distanciar dos demais setores de atendimento pelo Estado, o governador deixou clara sua preocupação com a saúde, especialmente a bucal. De tudo que me foi apresentado irei trabalhar no sentido de um atendimento rápido e eficaz, naquilo que for melhor para nossa sociedade. A prevenção é o melhor remédio. O governador se mostrou solícito as reivindicações dos profissionais da Odontologia e já determinou a sua Assessoria respostas da pauta discutida marcando para o final deste mês uma nova reunião com a classe para ter certeza de que a saúde bucal está sendo bem assistida em seu governo.
FONTE: Lenilson Guedes / CRO - RO
Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação
Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia
O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) tem sido fortalecido na gestão do governador Marcos Rocha, garantindo atendimento especializado a pacientes que
Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena
Com um olhar atento às necessidades da população e determinação para levar saúde de qualidade a todas as regiões do estado, o governador de Rondônia
Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável
A Clínica Sorriso Mágico, referência em atendimento odontológico humanizado na zona sul de Porto Velho, realiza nos dias 25 e 26 de abril, das 08h à