Porto Velho (RO) domingo, 8 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Saúde

CRM realiza Workshop para médicos, psicólogos e acadêmicos


O Conselho Regional de Medicina de Rondônia realiza, nos próximos dias 3 e 4, o Workshop sobre Comunicação de Más Notícias - desafios na prática dos profissionais da saúde. O curso terá carga horária de 14 horas e terá como palestrante o professor Franklin Santana Santos, geriatra, doutor em ciências pelas Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo (FMUSP), pós-doutor em psicogeriatria pelo Instituto Karolinska, da Suécia; formação complementar em Saúde e Espiritualidade pela Duke University e Bioética pela FMUSP.

O ‘Workshop sobre Comunicação de Más Notícias - desafios na prática dos profissionais da saúde’ será aberto na sexta-feira, dia 3, às 18 horas, com palestra inaugural e segue até as 22 horas. No sábado, dia 4, o curso terá intensa programação, começando às 8 horas e vai até as 18 horas, com intervalo para almoço. As palestras serão ministradas no auditório do Conselho Regional de Medicina, à Avenida dos Imigrantes, nº 3.414, bairro Liberdade.

Realçando a importância da atualização sobre procedimentos médicos, a presidente do Conselho Regional de Medicina de Rondônia, médica Maria do Carmo Wanssa, conceitua o curso como da maior importância à atualização dos profissionais da medicina de Rondônia. “Com este curso, estamos cumprindo mais uma etapa do nosso programa de Educação Médica Continuada, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, objetivando oferecer aos médicos e, principalmente, aos futuros médicos (estudantes de medicina) um aprendizado necessário e útil no convívio diário com o paciente, o que não se aprende na formação acadêmica. “Noticiar diagnóstico grave, mau prognóstico da doença, ou a morte não é tarefa fácil e necessita-se de um suporte de aprendizado”, observa Maria do Carmo.

Ele destaca ainda a parceria com o Conselho Federal de Medicina para a realização do programa de Educação Médica Continuada, que traz para os médicos de Rondônia totalmente gratuitos. São cursos necessários à atualização médica, com a participação de grandes especialistas. “Só devemos agradecer por termos no Conselho Federal um representante como o Hiran Gallo, conhecedor da problemática da saúde em Rondônia e dedicado à melhoria das condições necessárias para que os médicos possam desenvolver com segurança o seu ofício, que é o de salvar vidas”, reitera a dirigente do Cremero.

Coordenador das pós-graduações em Tanatologia e Cuidados Paliativos pelo Instituto de Saúde e Educação Pinus Longæva/Unisanta, o doutor Franklin Santana Santos vai abordar temas como Noções Básicas da Comunicação; Linguagem Verbal e não Verbal; Emoções e Comunicação; Barreiras na Comunicação; Morte; Luto e Comunicação; Bioética e Comunicação; Protocolos (SPIKES, EVE, CONES); e Estratégias Facilitadoras.

Workshop sobre Comunicação de Más Notícias - Desafios na prática dos profissionais da saúde é um curso destinado aos médicos, psicólogos e aos acadêmicos de medicina e psicologia, a partir do 5º e 6º anos.

Fonte: Cremero

Mais Sobre Saúde

Último dia de inscrições para contratação emergencial

Último dia de inscrições para contratação emergencial

Esta quarta-feira (4) é o último dia para candidatos interessados na contratação emergencial oferecida pela Prefeitura da capital fazer a inscrição ao

Caso raro de adolescente atendido no Pronto Socorro João Paulo II emociona profissionais de saúde

Caso raro de adolescente atendido no Pronto Socorro João Paulo II emociona profissionais de saúde

João Victor Souza Lenzi, 15 anos, morador do distrito de Jacinópolis, em Nova Mamoré, fazia suas atividades normalmente e, como maioria dos adoles

Pesquisadores descobrem nova espécie de inseto em Rondônia

Pesquisadores descobrem nova espécie de inseto em Rondônia

Em recente estudo, desenvolvido por pesquisadores da Fiocruz Rondônia, em parceria com o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), foi

Mutirão para cirurgias de catarata deve zerar a fila da regulação em Rondônia, prevê o governo estadual

Mutirão para cirurgias de catarata deve zerar a fila da regulação em Rondônia, prevê o governo estadual

Neste fim de semana, a Sol Oftalmologia lotou com homens e mulheres em mutirão de cirurgias de catarata*. Até o final do mês, mais quatrocentas pessoa