Porto Velho (RO) segunda-feira, 3 de agosto de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

CRM realiza Workshop para médicos, psicólogos e acadêmicos


O Conselho Regional de Medicina de Rondônia realiza, nos próximos dias 3 e 4, o Workshop sobre Comunicação de Más Notícias - desafios na prática dos profissionais da saúde. O curso terá carga horária de 14 horas e terá como palestrante o professor Franklin Santana Santos, geriatra, doutor em ciências pelas Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo (FMUSP), pós-doutor em psicogeriatria pelo Instituto Karolinska, da Suécia; formação complementar em Saúde e Espiritualidade pela Duke University e Bioética pela FMUSP.

O ‘Workshop sobre Comunicação de Más Notícias - desafios na prática dos profissionais da saúde’ será aberto na sexta-feira, dia 3, às 18 horas, com palestra inaugural e segue até as 22 horas. No sábado, dia 4, o curso terá intensa programação, começando às 8 horas e vai até as 18 horas, com intervalo para almoço. As palestras serão ministradas no auditório do Conselho Regional de Medicina, à Avenida dos Imigrantes, nº 3.414, bairro Liberdade.

Realçando a importância da atualização sobre procedimentos médicos, a presidente do Conselho Regional de Medicina de Rondônia, médica Maria do Carmo Wanssa, conceitua o curso como da maior importância à atualização dos profissionais da medicina de Rondônia. “Com este curso, estamos cumprindo mais uma etapa do nosso programa de Educação Médica Continuada, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, objetivando oferecer aos médicos e, principalmente, aos futuros médicos (estudantes de medicina) um aprendizado necessário e útil no convívio diário com o paciente, o que não se aprende na formação acadêmica. “Noticiar diagnóstico grave, mau prognóstico da doença, ou a morte não é tarefa fácil e necessita-se de um suporte de aprendizado”, observa Maria do Carmo.

Ele destaca ainda a parceria com o Conselho Federal de Medicina para a realização do programa de Educação Médica Continuada, que traz para os médicos de Rondônia totalmente gratuitos. São cursos necessários à atualização médica, com a participação de grandes especialistas. “Só devemos agradecer por termos no Conselho Federal um representante como o Hiran Gallo, conhecedor da problemática da saúde em Rondônia e dedicado à melhoria das condições necessárias para que os médicos possam desenvolver com segurança o seu ofício, que é o de salvar vidas”, reitera a dirigente do Cremero.

Coordenador das pós-graduações em Tanatologia e Cuidados Paliativos pelo Instituto de Saúde e Educação Pinus Longæva/Unisanta, o doutor Franklin Santana Santos vai abordar temas como Noções Básicas da Comunicação; Linguagem Verbal e não Verbal; Emoções e Comunicação; Barreiras na Comunicação; Morte; Luto e Comunicação; Bioética e Comunicação; Protocolos (SPIKES, EVE, CONES); e Estratégias Facilitadoras.

Workshop sobre Comunicação de Más Notícias - Desafios na prática dos profissionais da saúde é um curso destinado aos médicos, psicólogos e aos acadêmicos de medicina e psicologia, a partir do 5º e 6º anos.

Fonte: Cremero

Mais Sobre Saúde

CREMERO se reúne com Grupo Pensar Rondônia, Promotoria de Justiça e Deputados Estaduais de Cacoal

CREMERO se reúne com Grupo Pensar Rondônia, Promotoria de Justiça e Deputados Estaduais de Cacoal

Dando sequência aos trabalhos propostos pela fiscalização dos hospitais em Cacoal, em outra pauta na tarde desta quinta-feira (30), a Diretoria do Con

Servidores e familiares têm atendimento específico para Covid-19 na Policlínica Oswaldo Cruz, em Porto Velho

Servidores e familiares têm atendimento específico para Covid-19 na Policlínica Oswaldo Cruz, em Porto Velho

O servidor público Charles da Cunha é gerente de enfermagem na Policlina Oswaldo Cruz (POC), em Porto Velho, e há algumas semanas testou positivo para

Vacinação contra o Sarampo em Porto Velho é prorrogada até 31 de agosto

Vacinação contra o Sarampo em Porto Velho é prorrogada até 31 de agosto

Pessoas com idade entre 20 a 49 anos devem procurar as unidades de saúde em Porto Velho para serem vacinados contra o sarampo. Segundo o Ministério