Domingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Cremero orienta médicos sobre a vacinação contra o H1N1



Como forma de colaborar com a estratégia nacional de vacinação contra o vírus H1N1 (Influenza A), causador da gripe suína, o Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) está orientando médicos de todo o Estado para que encaminhem pacientes que se enquadrem nos grupos prioritários do H1N1 para os postos de vacinação distribuídos em todas as regiões da Capital e do interior.

A medida está sendo adotada em atenção ao pedido de colaboração da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), feito na última quarta-feira pela coordenadora estadual da estratégia nacional de vacinação contra o vírus Influenza A, Elba Miranda.

A presidente do Cremero, Inês Motta, reiterou que o Conselho está em contato com os médicos para que eles colaborem com a vacinação, orientando os pacientes e encaminhando-os ao posto de vacinação mais próximo.

A intenção da campanha, segundo explicou Elba Miranda, é diminuir o grupo prioritário do H1N1 em Rondônia, bem como nos outros Estados. Segundo ela, a campanha será realizada em quatro etapas, a primeira acontece de 8 a 19 de março. “Nesse período devem ser vacinados 15.039 mil trabalhadores em saúde e 10.540 mil indígenas em todo o Estado”, salientou.

A segunda etapa é dividida em dois períodos, o primeiro vai de 22 de março a 7 de maio e imunizará as gestantes. O segundo período, de 22 de março a 2 de abril, atingirá os doentes crônicos e as crianças menores de dois anos - de seis meses a um ano, 11 meses e 29 dias. “Mesmo com o fim da segunda etapa, as gestantes continuarão a ser vacinadas”, reiterou Elba Miranda.

Na terceira etapa a população a ser imunizada será a dos jovens com idade entre 20 e 29 anos. “Nessa etapa o período de vacinação será de 05 a 23 de abril”.

Idosos, a partir dos 60 anos, com doenças crônicas serão vacinados na quarta etapa do projeto, que acontece de 24 de abril a 07 de maio. No total devem ser vacinadas 106,049 pessoas em todo o Estado. “Todos os municípios já receberam orientações sobre a vacinação”.

De acordo com a Sesau, as vacinas estarão disponíveis em 12 postos distribuídos de forma estratégica em Porto Velho. “Cada região da cidade terá de dois a três postos de vacinação”.

Fonte: Cremero

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Atendimento pediátrico é assegurado pelo Samd impulsionado pelo governador Marcos Rocha

Atendimento pediátrico é assegurado pelo Samd impulsionado pelo governador Marcos Rocha

Pensando na saúde das crianças e na tranquilidade das famílias, o governador de Rondônia, Marcos Rocha determinou a retomada do atendimento pediátri

Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses

Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses

Entre janeiro e agosto deste ano, o Hospital Estadual e Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho, prestou assistência a 23.635 pacientes, reafir

Fiscalização do TCE-RO em Ariquemes e Ji-Paraná revela avanços e desafios que impactam diretamente o atendimento à população

Fiscalização do TCE-RO em Ariquemes e Ji-Paraná revela avanços e desafios que impactam diretamente o atendimento à população

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) realizou, na noite desta sexta-feira (12/9), fiscalizações em unidades de saúde de Ariquemes e Ji-Paraná.

Como tratar dores no joelho em jovens?

Como tratar dores no joelho em jovens?

Dores no joelho não são exclusividade de quem já coleciona aniversários — cada vez mais jovens estão sentindo aquele estalo incômodo ao subir escadas,

Gente de Opinião Domingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)