Sábado, 6 de março de 2010 - 22h37
Como forma de colaborar com a estratégia nacional de vacinação contra o vírus H1N1 (Influenza A), causador da gripe suína, o Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) está orientando médicos de todo o Estado para que encaminhem pacientes que se enquadrem nos grupos prioritários do H1N1 para os postos de vacinação distribuídos em todas as regiões da Capital e do interior.
A medida está sendo adotada em atenção ao pedido de colaboração da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), feito na última quarta-feira pela coordenadora estadual da estratégia nacional de vacinação contra o vírus Influenza A, Elba Miranda.
A presidente do Cremero, Inês Motta, reiterou que o Conselho está em contato com os médicos para que eles colaborem com a vacinação, orientando os pacientes e encaminhando-os ao posto de vacinação mais próximo.
A intenção da campanha, segundo explicou Elba Miranda, é diminuir o grupo prioritário do H1N1 em Rondônia, bem como nos outros Estados. Segundo ela, a campanha será realizada em quatro etapas, a primeira acontece de 8 a 19 de março. “Nesse período devem ser vacinados 15.039 mil trabalhadores em saúde e 10.540 mil indígenas em todo o Estado”, salientou.
A segunda etapa é dividida em dois períodos, o primeiro vai de 22 de março a 7 de maio e imunizará as gestantes. O segundo período, de 22 de março a 2 de abril, atingirá os doentes crônicos e as crianças menores de dois anos - de seis meses a um ano, 11 meses e 29 dias. “Mesmo com o fim da segunda etapa, as gestantes continuarão a ser vacinadas”, reiterou Elba Miranda.
Na terceira etapa a população a ser imunizada será a dos jovens com idade entre 20 e 29 anos. “Nessa etapa o período de vacinação será de 05 a 23 de abril”.
Idosos, a partir dos 60 anos, com doenças crônicas serão vacinados na quarta etapa do projeto, que acontece de 24 de abril a 07 de maio. No total devem ser vacinadas 106,049 pessoas em todo o Estado. “Todos os municípios já receberam orientações sobre a vacinação”.
De acordo com a Sesau, as vacinas estarão disponíveis em 12 postos distribuídos de forma estratégica em Porto Velho. “Cada região da cidade terá de dois a três postos de vacinação”.
Fonte: Cremero
Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto

Novembro Azul: USF Três Marias realizou ação com grupos de motociclistas
Em uma iniciativa voltada à conscientização masculina sobre a prevenção do câncer de próstata, a Unidade de Saúde da Família (USF) Três Marias realizo

O governo de Rondônia promove, nesta terça-feira (25), uma manhã especial em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, com uma programação que

Organizado pelo Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR), com apoio do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA, a III Jornada de Psiquiatria d
Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)