Sexta-feira, 13 de julho de 2012 - 11h57
Vinte novos médicos foram habilitados nesta quinta-feira pelo Conselho Regional de Medicina para iniciar suas atividades no mercado de trabalho. São os novos profissionais formados em Rondônia
que receberam a carteira de médico, se preparando para o início das atividades profissionais e prosseguir nos estudos, seja com cursos de pó-graduação e especialização, seja encarando a residência médica.
Ao presidir a solenidade de entrega de carteiras aos novos médicos, a presidente do Conselho Regional de Medicina de Rondônia sugeriu aos jovens profissionais algumas regras de conduta que vão ajudá-los no dia-a-dia da atividade médica. “Enquanto acadêmicos, temos provas mensais ou bimestrais. Na vida profissional, cada paciente é uma prova”, ensinou Maria do Carmo Wanssa, com a experiência que quem chegou recém-formada ao Estado no início dos anos 80 e acompanha a evolução da medicina em Rondônia.
A presidente do Cremero parabenizou os jovens médicos pela conquista, lembrando das dificuldades para a conclusão do curso de medicina, deu boas vindas, falou sobre os objetivos das atividades do CRM e recomendou-os a não pararem de estudar, buscando sempre saber mais sobre a profissão e as novas formas de tratamento que vão sendo disponibilizadas no mercado. Maria do Carmo também deu dicas de como desenvolver uma boa relação com os pacientes e também de como conduzir suas relações com os colegas.
A solenidade contou com a presença dos conselheiros José Saleh Moreb, diretor-geral da Unimed Rondônia, e Sebastião Ferreira Campos, cuja esposa e filha, respectivamente, receberam a carteira de médico.
Almerindo Brasil de Souza, vice-presidente do Cremero, disse aos novos médicos que eles devem estar muito atentos para o correto preenchimento do prontuário médico. Segundo Brasil, esse documento é o que vai resguardar o médico em caso de processo na Justiça e é fundamental para acompanhar a evolução do quadro do paciente. “Em caso de processo, meus jovens, só vale o que está escrito. Por isso, muita atenção no preenchimento do prontuário”, recomendou.
Tesoureira do CRM-RO, a médica Simi Marques Bennesby explicou aos jovens médicos questões relacionadas a inscrição no Conselho, pagamento de anuidade e os casos em que o profissional deve pedir o cancelamento de seu registro, quando mudar de estado e se registrar em outro conselho.
Com um misto de sentimento entre a felicidade de estar recebendo a carteira de médico e a expectativa do início da profissão, o jovem médico Bruno Henrique Monteiro, por exemplo, avisa que manter-se nos estudos é sua meta no momento. “Tenho pleno consciência que para ser um grande profissional não basta a graduação. Por isso, já estou tentando ingressar na residência médica em neurologia clínica”, planeja Bruno.
Fonte: Carlos Araújo
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas
Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)