Sábado, 16 de fevereiro de 2013 - 10h11

A partir da esquerda, média Márcia Meira, deputada Glaucione, Maria do Carmo Wanssa,
Hiran Gallo, Maiorquin e Pimentel, na reunião de Cacoal
A população de Cacoal e região deverá contar em breve com melhor atendimento no Hospital Regional. A expectativa é da diretoria do Conselho Regional de Medicina de Rondônia em relação ao Pacto pela Saúde lançado semana passada pelo secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel durante visita ao município de Cacoal.
A presidente do Cremero, médica Maria do Carmo Wanssa, que, ao lado do diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), médico rondoniense Hiran Gallo , participaram da reunião de lançamento do pacto pela saúde. Maria do Carmo Wanssa afirma que a Sesau foi feliz na escolha do município para lançar o pacto, já que Cacoal conta com um enorme hospital capaz de regionalizar o atendimento médico no interior, evitando a superlotação dos hospitais da capital.
Na reunião da semana passada em Cacoal, o secretário de Saúde reuniu, além de representantes do CRM e do CFM, gestores da Saúde municipal, o diretor geral do HRC, MarcoAurélio Vasques, e autoridades municipais. A partir de então, ficou pactuado que todos unirão esforços para alcançar o objetivo de dotar o Hospital Regional de Cacoal de toda estrutura necessária e pessoal para cumprir seus objetivos.
Confiante no trabalho do secretário Williames Pimentel, o diretor do CFM, Hiran Gallo, disse que a presença de representantes das entidades médicas no lançamento do Pacto pela Saúde representa o apoio às ações do secretário. “Sabemos que o Pimentel assumiu com carta branca para implementar as mudanças necessárias a recuperar o tempo perdido na saúde e não podemos deixar de hipotecar o nosso apoio”, reitera Gallo.
O plano da Sesau para o HCR é dotá-lo de todo o equipamento e pessoal necessário ao seu pleno funcionamento e, a partir do próximo mês deixar todos os setores em condições de prestar atendimento.
Residência Médica
Apesar da necessidade de ampliação do programa de residência médica em Rondônia e diante da possibilidade de abertura de novas turmas tendo o HCR como hospital-escola, a presidente do CRM-RO acredita que neste ano ainda não será possível alcançar esse objetivo. Ela lembra que a presidente da Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem), médica Márcia Meira, participou da reunião em Cacoal e tomou conhecimento das dificuldades.
“Acredito, no entanto, que, vencida essas dificuldades, o programa de residência médica em Rondônia vai avançar, com abertura de novas turmas tendo o HCR como hospital-escola. Nosso conselheiro federal em Brasília, Hiran Gallo já está trabalhando junto a Comissão Nacional de Residência Médica para encaminhar as providências que devem ser adotadas pelo Estado”, observa Maria do Carmo. A presidente do Cremero também elogiou a disposição e o entusiasmo de médicos, demais categorias e os funcionários em geral pelo pleno funcionamento do HCR.
Fonte: Cremero
Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto
Encontros com lideranças comunitárias da Bacia Leiteira, em Porto Velho – RO, detalham o estudo e ampliam o cadastramento de domicílios e entrevistas

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?
Na quarta-feira, dia 3, assisti uma entrevista do CEO da empresa que foi contrata pelo governo para proceder o mutirão de cirurgias do SUS. Na oportu

O governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (1º), pela quarta vez, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, um transplante de pele

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’
s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,
Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)