Sábado, 16 de fevereiro de 2013 - 10h11
A partir da esquerda, média Márcia Meira, deputada Glaucione, Maria do Carmo Wanssa,
Hiran Gallo, Maiorquin e Pimentel, na reunião de Cacoal
A população de Cacoal e região deverá contar em breve com melhor atendimento no Hospital Regional. A expectativa é da diretoria do Conselho Regional de Medicina de Rondônia em relação ao Pacto pela Saúde lançado semana passada pelo secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel durante visita ao município de Cacoal.
A presidente do Cremero, médica Maria do Carmo Wanssa, que, ao lado do diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), médico rondoniense Hiran Gallo , participaram da reunião de lançamento do pacto pela saúde. Maria do Carmo Wanssa afirma que a Sesau foi feliz na escolha do município para lançar o pacto, já que Cacoal conta com um enorme hospital capaz de regionalizar o atendimento médico no interior, evitando a superlotação dos hospitais da capital.
Na reunião da semana passada em Cacoal, o secretário de Saúde reuniu, além de representantes do CRM e do CFM, gestores da Saúde municipal, o diretor geral do HRC, MarcoAurélio Vasques, e autoridades municipais. A partir de então, ficou pactuado que todos unirão esforços para alcançar o objetivo de dotar o Hospital Regional de Cacoal de toda estrutura necessária e pessoal para cumprir seus objetivos.
Confiante no trabalho do secretário Williames Pimentel, o diretor do CFM, Hiran Gallo, disse que a presença de representantes das entidades médicas no lançamento do Pacto pela Saúde representa o apoio às ações do secretário. “Sabemos que o Pimentel assumiu com carta branca para implementar as mudanças necessárias a recuperar o tempo perdido na saúde e não podemos deixar de hipotecar o nosso apoio”, reitera Gallo.
O plano da Sesau para o HCR é dotá-lo de todo o equipamento e pessoal necessário ao seu pleno funcionamento e, a partir do próximo mês deixar todos os setores em condições de prestar atendimento.
Residência Médica
Apesar da necessidade de ampliação do programa de residência médica em Rondônia e diante da possibilidade de abertura de novas turmas tendo o HCR como hospital-escola, a presidente do CRM-RO acredita que neste ano ainda não será possível alcançar esse objetivo. Ela lembra que a presidente da Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem), médica Márcia Meira, participou da reunião em Cacoal e tomou conhecimento das dificuldades.
“Acredito, no entanto, que, vencida essas dificuldades, o programa de residência médica em Rondônia vai avançar, com abertura de novas turmas tendo o HCR como hospital-escola. Nosso conselheiro federal em Brasília, Hiran Gallo já está trabalhando junto a Comissão Nacional de Residência Médica para encaminhar as providências que devem ser adotadas pelo Estado”, observa Maria do Carmo. A presidente do Cremero também elogiou a disposição e o entusiasmo de médicos, demais categorias e os funcionários em geral pelo pleno funcionamento do HCR.
Fonte: Cremero
Governo de RO amplia em quase 40% o número de cirurgias eletivas
Entre os anos de 2019 e 2024, o governo de Rondônia ampliou em quase 40% o número de cirurgias realizadas por meio da Secretaria de Estado da Saúde
Prefeitura de Porto Velho abre processo seletivo com mais de 600 vagas e salários de até R$ 9,3 mil
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), anunciou nesta sexta-feira (9) o lançamento do Edital 019 do processo
ASSDACO anuncia mais uma campanha de prevenção ao câncer em Corumbiara
O município de Corumbiara, localizado na região Cone Sul de Rondônia, recebe no próximo sábado, dia 17 de maio, mais uma edição das Campanhas Combon
TCE realiza fiscalizações em unidades de saúde de Cacoal
O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) deflagrou, esta semana, uma grande operação na área da saúde, em municípios da região Central do Estado e