Porto Velho (RO) segunda-feira, 27 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Coronavírus

Fake News e desinformação prejudicam avanço da vacinação infantil em Porto Velho

Eventuais efeitos colaterais não representam risco à saúde


Fake News e desinformação prejudicam avanço da vacinação infantil em Porto Velho - Gente de Opinião

Apenas 23,75% das crianças de 5 a 11 anos receberam a 1ª dose da vacina contra a covid-19 em Porto Velho até o momento. O percentual é baixo, se considerada as facilidades oferecidas e o número de pontos de atendimento existentes. O gargalo para a ampliação da campanha são as notícias falsas que atribuem aos imunizantes algum tipo de mal.

“Eventuais efeitos colaterais são comuns em qualquer vacina”, esclarece a gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Elizeth Gomes, ao avaliar o valor que as pessoas atribuem às fake news.

Segundo ela, a favor das vacinas conta o número de doenças já erradicadas e as que são evitadas através das campanhas realizadas todos os anos. “Com o coronavírus não é diferente. A ciência obteve conquistas muito rápidas e o combate a este vírus e a maior prova é a redução do número de internações, de casos graves e de obtidos”, acrescenta.

Uma criança sem ser vacinada representa um risco para ela e seus amigos na escola. “Os efeitos colaterais não representam risco para a saúde”, afirma a responsável pela vacinação no município.

Em Porto Velho, as vacinas estão disponíveis em unidades básicas, que montaram salas especiais, e no Porto Velho Shopping. Além disto, uma ação conjunta da Semusa e Secretaria Municipal de Educação (Semed) está levando os imunizantes também para as escolas da capital.

PROGRAMAÇÃO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM ESCOLAS

Quarta-feira (9)

Escola: São Francisco de Assis
Endereço:
 rua Escorpião, 11511, bairro Ulisses Guimarães
Horário: 9h às 15h

Quinta-feira (10)

Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue
Endereço: rua Litorânea, 4898, bairro Flodoaldo Pontes Pinto
Horário: 9h às 16h

Mais Sobre Coronavírus

Decreto flexibiliza uso de máscaras em locais abertos em Porto Velho

Decreto flexibiliza uso de máscaras em locais abertos em Porto Velho

Foi publicado na manhã desta quinta-feira (10), em edição extra do Diário Oficial dos Municípios de Rondônia (DOMR), o Decreto 17.949 que faculta o

Nesta quinta (24/02) foram registrados 16 óbitos e 2.212 casos confirmado por covid-19 em Rondônia.

Nesta quinta (24/02) foram registrados 16 óbitos e 2.212 casos confirmado por covid-19 em Rondônia.

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunica