Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Coronavírus

Cremero critica novo decreto do Governo de RO que praticamente acaba com medidas de isolamento


Cremero critica novo decreto do Governo de RO que praticamente acaba com medidas de isolamento - Gente de Opinião

Após o Governo de Rondônia publicar novo decreto, que praticamente acaba com as medidas de isolamento no Estado em meio a pandemia, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) se manifestou.

O decreto 26.134, publicado em edição suplementar do Diário Oficial de quinta-feira (17), traz novas decisões do Governo flexibilizando as medidas de enfrentamento à doença.

O presidente do Cremero, Dr. Robinson Machado, demonstrou preocupação com a publicação desse novo decreto. "É importante nesse momento se conscientizar de que o vírus só consegue se propagar a partir do momento em que pessoas contaminadas continuam circulando e se aglomerando", disse.

Ainda de acordo com Dr. Robinson Machado, é fundamental o uso irrestrito da máscara, lavar as mãos, fazer assepsia com álcool sempre que possível e, principalmente, evitar aglomerações.

Dra. Ana Ellen, vice-presidente do Cremero, também se posicionou e disse que é totalmente contrário ao decreto e destacou a extrema gravidade da situação. Além disso, avalia que a vacinação ocorre muito lentamente em Rondônia, sem que a imunização coletiva esteja sequer próxima de ser alcançada.

Cremero critica novo decreto do Governo de RO que praticamente acaba com medidas de isolamento - Gente de Opinião

“Esse novo decreto do Governo preocupa e causa espanto pelo fato de Rondônia está entre os Estados com maior taxa de mortes por 100 mil habitantes. E outra,  ocupando as últimas posições no ranking de vacina”, disse.

Entre as medidas o governador autorizou o retorno de shows, pubs, boates, bares e casas noturnas, com o limite estipulado de 999 pessoas em cada local.

Autorizou ainda visitas em presídios e centros de internação e atividades esportivas. As cirurgias eletivas também retornam na rede pública e privada, com algumas regras.

O novo decreto também define que a suspensão das aulas na rede estadual irá durar até 31 de julho, sendo retomada conforme o plano elaborado pela Seduc.

“A população, no modo geral, precisa continuar a ter os cuidados necessários para a prevenção do contágio, como uso de máscara, álcool em gel, lavagem de mãos, além de evitar aglomerações e realizar o distanciamento social”, alertou Dra. Ana Ellen

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ministério da Saúde retoma maior pesquisa sobre Covid no Brasil

Ministério da Saúde retoma maior pesquisa sobre Covid no Brasil

A partir desta segunda-feira (11), pesquisadores a serviço do Ministério da Saúde darão início à coleta de dados para uma nova fase do maior estudo

Vacina bivalente contra a covid-19 começou a ser aplicada em Porto Velho

Vacina bivalente contra a covid-19 começou a ser aplicada em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), começou hoje a vacinação bivalente contra a covid-19 em idosos acima d

Porto Velho inicia vacinação bivalente para idosos a partir de 60 anos na segunda-feira (27)

Porto Velho inicia vacinação bivalente para idosos a partir de 60 anos na segunda-feira (27)

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), inicia na segunda-feira (27) a vacinação bivalente contra a covid-19

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)