Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Controle de Zoonoses está no bairro Teixeirão no combate a Dengue



Agentes de saúde pública do Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ), da secretaria municipal de Saúde (Semusa), estão durante esta semana no bairro Teixeirão. Os agentes visitam todos os imóveis do bairro em busca de criadouros do Aedes aegypti, o mosquito da dengue. Além do Teixeirão, eles vão percorrer outros bairros daquela região, como o Esperança da Comunidade e o Pantanal. 

Os agentes percorrem as localidades “mais problemáticas”, segundo a diretora do DCZ, Deuzeli Sales de Souza Pereira. Em cada imóvel, eles observam o ambiente à procura de possíveis criadouros do mosquito. Ao identificar o berço das larvas é aplicado, em alguns casos, um larvicida e o proprietário do imóvel é orientado a adotar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. O “abate” é feito, geralmente, em caixas d’água localizadas no solo, em poços e cisternas. 

As orientações dos agentes aos proprietários são as de que não mantenham utensílios com água parada, mesmo que seja limpa, destampados. Caso guardem garrafas no quintal, que elas fiquem de boca para baixo – evitando que o mosquito se reproduza. 

Um outro grupo de agentes de saúde pública trabalha especificamente nos chamados pontos estratégicos, que são borracharias, ferros velhos, lojas de materiais de construção e casas de refrigeração. Nesses locais é grande a possibilidade de se formar criadouros do Aedes aegypti. Como o primeiro grupo, esses agentes orientam os proprietários desses comércios a evitar o acúmulo de água em objetos como pneus, carcaças de eletrodomésticos, entre outros.

Fonte: Marcela Ximenes

Gente de OpiniãoSábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Gente de Opinião Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)