Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Controle de Zoonoses está no bairro Teixeirão no combate a Dengue



Agentes de saúde pública do Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ), da secretaria municipal de Saúde (Semusa), estão durante esta semana no bairro Teixeirão. Os agentes visitam todos os imóveis do bairro em busca de criadouros do Aedes aegypti, o mosquito da dengue. Além do Teixeirão, eles vão percorrer outros bairros daquela região, como o Esperança da Comunidade e o Pantanal. 

Os agentes percorrem as localidades “mais problemáticas”, segundo a diretora do DCZ, Deuzeli Sales de Souza Pereira. Em cada imóvel, eles observam o ambiente à procura de possíveis criadouros do mosquito. Ao identificar o berço das larvas é aplicado, em alguns casos, um larvicida e o proprietário do imóvel é orientado a adotar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. O “abate” é feito, geralmente, em caixas d’água localizadas no solo, em poços e cisternas. 

As orientações dos agentes aos proprietários são as de que não mantenham utensílios com água parada, mesmo que seja limpa, destampados. Caso guardem garrafas no quintal, que elas fiquem de boca para baixo – evitando que o mosquito se reproduza. 

Um outro grupo de agentes de saúde pública trabalha especificamente nos chamados pontos estratégicos, que são borracharias, ferros velhos, lojas de materiais de construção e casas de refrigeração. Nesses locais é grande a possibilidade de se formar criadouros do Aedes aegypti. Como o primeiro grupo, esses agentes orientam os proprietários desses comércios a evitar o acúmulo de água em objetos como pneus, carcaças de eletrodomésticos, entre outros.

Fonte: Marcela Ximenes

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr